Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Recuperação ambiental da restinga da Praia Brava inicia na próxima semana

Recuperação ambiental da restinga da Praia Brava inicia na próxima semana

A Fundação do Meio Ambiente de Itajaí realizará, durante a Semana da Água, comemorada de 25 a 29 de setembro, o início de um projeto de recuperação da restinga da Praia Brava Sul, com a retirada de espécies vegetais exóticas invasoras e plantio de espécies nativas.

A ação tem como objetivo a preservação da vegetação nativa de restinga e também a conscientização da população, pois a restinga é fundamental para evitar que o mar avance em períodos de ressaca, além de servir de abrigo e fornecer alimento para a fauna local.

As principais espécies exóticas que são ameaça à biodiversidade da restinga são: Sombreiro, Agave e Mamona. Espécies exóticas como o Sombreiro apresentam copas altas e abertas que formam sombra em grandes áreas do solo. Como as espécies de dunas (restinga) precisam de luz do sol para se propagar, acabam perdendo a competição de sobrevivência com as exóticas.

A substituição da vegetação exótica pelas nativas traz vários benefícios, restabelece o equilíbrio para a biodiversidade do ecossistema da restinga, controla a erosão na praia e protege a costa dos efeitos da maré.

A Famai esclarece que a realização da atividade está de acordo com a Instrução Normativa 43, de 03 de setembro de 2014, que regulamenta a supressão de vegetação (espécies exóticas) em áreas de preservação permanente – APP, para posterior recomposição vegetal das áreas, atendendo a legislação vigente.

Após a remoção das espécies exóticas, a Fundação, em parceria com o grupo “Plantando por ai”, realizará a recuperação da restinga com o plantio de espécies nativas.

________________________

Informações Adicionais

FAMAI

(47) 3348-8031

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores