Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Resgate Social atendeu mais de 200 pessoas em setembro

Resgate Social atendeu mais de 200 pessoas em setembro

O Resgate Social, departamento da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, divulgou nesta quarta-feira (11) o balanço de atendimentos realizados em setembro. Durante o mês, as equipes do Resgate Social atenderam 207 pessoas, 14% a menos do que em agosto, onde foram atendidas 235 pessoas. Dessas, 193 foram acolhidas na Casa de Passagem do Migrante, algumas em mais de uma ocasião, resultando no total de 282 acolhimentos, recorde para setembro.

Dos 207 atendidos, 57 pessoas receberam passagem rodoviária para os municípios onde receberão acolhimento familiar ou de terceiros. O perfil básico dos auxiliados são homens (89% dos atendimentos), com idade entre 18 e 30 anos (43%), ensino fundamental incompleto (46%) e vieram a Balneário Camboriú em busca de emprego (38%). A maioria (70%) são oriundos da Região Sul do Brasil. Atualmente na cidade, 110 pessoas estão situação de rua e 21 são moradores de rua.

No início do mês de outubro, o Resgate Social iniciou a Operação Festas de Outubro para controlar o fluxo migratório e junção de pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social nas principais vias da cidade, ocasionados pelas festividades das cidades vizinhas a Balneário Camboriú. A ação será feita até o dia 22 de outubro, principalmente, nas Avenidas Atlântica e Brasil, diariamente. A atividade também conta com o apoio da Guarda Municipal (GM).

“Muitas pessoas que vieram para o nosso município em agosto e aqui resultaram em situação de rua foram orientadas a retornar a seus familiares. Quase a totalidade destes não eram moradores de rua, mas sim pessoas que vieram tentar a sorte em Balneário Camboriú, e por fim, não conseguiram emprego, nem se estabelecer. Com isso, houve uma diminuição no número de pessoas nessas condições, porém, a tendência é que aumente no mês de outubro, em razão das festas na região”, comentou o diretor do Resgate Social, Eder Clemente.

O Resgate Social, além de prestar auxílio e assistência, busca dar novas oportunidades aos cidadãos que, independente do motivo, acabaram indo para as ruas. Os moradores de rua são aqueles que vivem nas ruas há mais de um ano por escolha própria e que perderam todo o vínculo familiar. As pessoas em situação de rua são aquelas que ficaram sem residência em razão de desemprego, corte de vínculo familiar, e/ou dependência química, estando há menos de um ano nas ruas, e também aquelas que viajam de cidade em cidade, sem rumo definido, que ficam no município por poucos dias.

Os moradores também podem solicitar abrigo na Casa de Passagem, indo até o local localizado na Rua Edgar Linhares nº 570 – Bairro Nova Esperança, ou na Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social. Para entrar em contato com o plantão do Resgate Social o número é o (47) 98839 – 7075 ou pela Central do Resgate Social no 156.

____________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social
(47) 3363-2745

Posts Relacionados

Águas Azuis participa da SC Expo Defense 2024

Palestra na ExpoGestão vai ajudar executivos a comunicar com confiança

Sebrae/SC alerta a população sobre golpes virtuais aplicados sobre MEIs

Conheça histórias de sucesso de mães empreendedoras em Florianópolis

Obra no canal do Rio Águas Vermelhas pretende amenizar enchentes em Joinville

Oporto, em Porto Belo, é ponto de coleta de doações para vítimas das enchentes no RS

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade