Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

PMDB catarinense, completa 50 anos de fundação neste sábado, 23 de abril

O maior e mais representativo partido político de Santa Catarina e do Brasil, o PMDB catarinense, completa 50 anos de fundação neste sábado, 23 de abril. Para marcar a data, a direção da sigla prepara uma série de eventos a partir desta segunda-feira 25. Em Sessão Especial, o Diretório Estadual vai homenagear 28 personalidades que contribuíram para a formação do Movimento Democrático Brasileiro, mais tarde PMDB, no Estado. No mesmo ato, que será realizado às 19 horas, de segunda-feira, na ALESC, o Parlamento catarinense vai homenagear o Partido e os segmentos JPMDB e PMDB Mulher.

“O MDB nasceu fruto da coragem de homens e mulheres que enfrentaram o autoritarismo para reconquistar a democracia. Esses companheiros serão justamente homenageados na data em que comemoramos 50 anos de lutas e conquistas em Santa Catarina”, destaca o presidente estadual do PMDB, deputado Mauro Mariani.

Na agenda das comemorações, o PMDB prevê, também no dia 25, um almoço com a imprensa; a inauguração da galeria de ex-presidentes e o lançamento de um selo comemorativo, às 18 horas na sede do partido; e a abertura de uma exposição fotográfica, que ficará disponível para visitação até o dia 6 de maio, no hall de entrada da Assembleia Legislativa. Durante todo o mês de maio, o partido estará promovendo eventos nos 295 municípios, para homenagear as lideranças de cada cidade.

O senador Casildo Maldaner, presidente de honra da sigla, é quem coordena a agenda do cinquentenário ao lado do vice-presidente do PMDB, deputado Valdir Cobalchini. Maldaner conta que a sigla irá homenagear desde a primeira vereadora eleita em 1966, até os ex-governadores. “Será um lindo evento para marcar a força daqueles que ajudaram a construir a nossa história”, ressalta Maldaner.

Durante as festividades, os peemedebistas lançaram também a Revista do Cinquentenário contendo a história de formação do partido, as marcas dos governos do PMDB, depoimentos e fotografias históricas.

O PMDB em Santa Catarina foi fundado em 23 de abril de 1966, numa sessão realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com a seguinte formação: Presidente Doutel de Andrade; Vice-Presidentes: Laerte Ramos Vieira, Genir Destri e Henrique Arruda Ramos; Secretário Valter Zigelli; Tesoureiro Haroldo Ferreira e vogais: Paulo Macarini, Rodrigo Lobo, Evilásio Caon, Walmor de Oliveira e Germano Amorim.

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores