Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Presos, ex-ministro José Dirceu e ex-tesoureiro João Vaccari Neto propõem “leniência partidária” ao PT

Presos na Operação Lava-Jato desde o ano passado, os petistas José Dirceu e João Vaccari Neto sugeriram a correligionários que a sigla faça um acordo de “leniência partidária”. Segundo relatos de pessoas que estiveram com o ex-ministro e o ex-tesoureiro do PT no último mês, a ideia teria surgido do próprio Dirceu e foi apresentada a ao menos dois deputados do partido e a dois advogados, que confirmaram que abordaram o tema com os petistas.

“Não sei se foi o Dirceu que pensou nisso, mas ele defende. Pensamos nessa possibilidade e em outras. A ideia é passar uma régua na história do PT, assumir a culpa e fazer com que isso se reflita nas pessoas físicas”, disse Roberto Podval, advogado do ex-ministro na Lava-Jato.

A proposta consistiria em acordo seguindo o modelo de leniência feito por empresas, em que elas assumem crimes e são condenadas a pagar multas. Em troca, mantêm a possibilidade de fazer contratos com o governo e seus executivos podem aderir ao acordo, com diminuição de pena ou até perdão judicial.

A maior diferença entre leniência e delação é que a primeira é feita com empresas, e a segunda, pessoas físicas. Segundo relatos de envolvidos no debate, a proposta, ainda incipiente, teria o objetivo de incluir não só o PT, mas todas as siglas comprometidas na Lava-Jato.

A ideia é que a negociação seja comandada pela presidência da cada partido, que faria um relatório com informações reveladas aos procuradores, inclusive com fatos ditos por Dirceu e Vaccari. Dessa forma, em troca de pagar multas e assumir os erros, os políticos envolvidos nos crimes receberiam benefício, como redução de penas.

O tempo na prisão é preocupação dos petistas, já que Dirceu é o réu da Lava-Jato que recebeu a maior condenação em uma única ação – 20 anos e dez meses. Vaccari foi condenado a mais de 24 anos em duas ações penais. Essas penas não são definitivas, pois há processos em curso envolvendo ambos que ainda não foram julgados. (Folhapress)

Posts Relacionados

Comunicado Oficial – Winter Play 2024

Pet já faz parte da família e compra de ração em supermercados é tendência do consumidor

Sodiê mobiliza franquias de Santa Catarina para auxiliar vítimas do Rio Grande do Sul

Max Mohr dará auxílio moradia de até seis meses para profissionais vindos do RS

Dono do Fort Atacadista, Grupo Pereira dobra as doações para o Troco Solidário em prol das vítimas das enchentes

Startup oferece cursos de idiomas gratuitos online

Tirol envia mais de 150 mil litros de leite para o Rio Grande do Sul

Dívida da família do senador bolsonarista Jorge Seif com a União chega a R$ 15,2 milhões

Diário da Cidade

Dia das Mães: conheça franquias para empreender em família

Smart Fit faz campanha de arrecadação para ajudar vítimas das chuvas no RS