Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Municípios da Comarca de Papanduva adequarão sistema de esgotamento sanitário

Municípios da Comarca de Papanduva adequarão sistema de esgotamento sanitário

Papanduva e Monte Castelo assinaram acordo com o MPSC para estruturar a prestação do serviço de coleta e tratamento do esgoto sanitário e fiscalizar irregularidades com eficiência.

Os dois municípios que integram a Comarca de Papanduva assinaram termos de ajustamento de conduta com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para regularizar uma série de pendências relativas ao sistema de esgotamento sanitário. Com a assinatura do acordo, os Municípios de Papanduva e Monte Castelo se comprometeram a promover as regularizações nos prazos estabelecidos.

Os TACs foram propostos pela Promotoria de Justiça de Papanduva e preveem desde a estruturação da Vigilância Sanitária e capacitação de agentes públicos até a adequação das legislações municipais e a efetiva prestação do serviço de esgotamento sanitário.

Segundo a Promotora de Justiça Bianca Andrighetti Coelho, com a assinatura do acordo foram definidos condições e prazos para a estruturação do serviço público, fiscalização, coibição e correção de irregularidades ambientais para o fim de impedir, eliminar, punir e reprimir lançamentos de esgoto sanitário no meio ambiente sem nenhum tratamento prévio ou tratamento deficiente.

Assim, os municípios de Monte Castelo e Papanduva se adequarão plenamente às diretrizes estabelecidas pelas Políticas Nacional e Estadual de Saneamento Básico, instituindo os Conselhos e os Fundos Municipais de Saneamento e revendo seus Planos Municipais de Saneamento Básico para que estejam de acordo com o Plano da Bacia Hidrográfica – como exige a legislação federal – apresentando modelo operacional viável.

Além disso, se comprometeram a regulamentar a Vigilância Sanitária Municipal e estruturar seus quadros de recursos humanos a fim de que promova a fiscalização e adoção de medidas para regularização dos sistemas sanitários individuais, promovendo as ligações da rede de coleta, conforme for implantada, além da fiscalização da atividade do serviço provado de limpa-fossa, exigindo o licenciamento ambiental e a destinação adequada dos recursos.

Os dois municípios também se comprometeram a condicionar a expedição de alvará de construção e de habite-se à apresentação e execução de projetos hidrossanitários, de acordo com as normas técnicas pertinentes. Aos imóveis já aprovados, deverão comunicar os proprietários da necessidade de adequações e fiscalizar in loco a regularização.

Finalmente, os municípios deverão, após realização de diagnóstico e estudo prévio, apresentar cronograma das obras e serviços necessários para a implantação e operação do serviço público de coleta, transporte e tratamento do esgoto sanitário, seja diretamente pelo município ou por meio de concessionária a quem tenha sido delegada a prestação do serviço.

“A assinatura dos termos de ajustamento de conduta constitui-se em grande avanço para os Municípios de Papanduva e Monte Castelo, pois implementará, a longo prazo, serviço de grande importância para toda a população, que colherá, no futuro, os frutos da avença realizada. O Ministério Público atuará de forma contundente para que os termos definidos sejam todos cumpridos”, considera a Promotora de Justiça.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo