Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Ministério Público promove evento para discutir sobre o futuro da Mata Atlântica

Ministério Público promove evento para discutir sobre o futuro da Mata Atlântica

O Seminário “Santa Catarina (ainda) é Mata Atlântica” começou nesta quinta e encerra nesta sexta-feira em Florianópolis. Representantes do Ministério Público de seis Estados e órgãos públicos relacionados diretamente com o tema são alguns dos palestrantes do evento.

Discutir e refletir sobre a preservação, conservação e recuperação da Mata Atlântica e entender a atuação do Ministério Público brasileiro na defesa do meio ambiente são objetivos do Seminário “Santa Catarina (ainda) é Mata Atlântica” que começou hoje (22/02) e segue até amanhã (23/02), em Florianópolis.  Promotores de Justiça do Ministério Público de seis Estados e órgãos públicos relacionados diretamente com o tema compartilham experiências e atuação para conservação deste bioma.

Santa Catarina, Espírito Santo e Rio de Janeiro são os três estados que possui 100% de cobertura natural, apresentando uma variedade de formações e acompanhando as características climáticas de cada região.

De acordo com o Coordenador do Centro de Apoio do Meio Ambiente, Promotor de Justiça Paulo Antonio Locatelli, a Mata Atlântica está ameaçada, restando em torno de 12,4 % de sua área original, a qual continuará se reduzindo em decorrência da expansão agropecuária, das minerações e do crescimento das áreas urbanas, em um ritmo que muito dependerá da capacidade intervencionista da comunidade, por meio de ações de seus diferentes representantes. “O objetivo maior deste evento é discutir entre as várias entidades e Ministério Público a aplicação desta importante legislação sobre a Mata Atlântica, muitas vezes esquecida na elaboração de um plano diretor, no crescimento desordenado das cidades, na supressão da vegetação, na regularização fundiária”, ressaltou o Promotor de Justiça durante a abertura do Seminário.

Além da não incorporação da legislação protetiva nas normas Municipais e Estadual, o bioma sofre pelo constante e crescente desmatamento.  O Subprocurador-Geral para Assuntos Institucionais do MPSC Fabio de Souza Trajano destacou que só nos anos de 2015 e 2016 foram suprimidos cerca de mil campos de futebol, conforme dados da Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. “Precisamos adotar algumas iniciativas, trabalhar de forma integrada e planejada e envolver não só as áreas envolvidas diretamente com a área ambiental, mas outros segmentos, como a educação, indústrias e tantos outros, só assim vamos despertar a conscientização da população para a necessidade da preservação ambiental”, disse.

Atuação do Ministério Público

A palestra de abertura foi com o Presidente da Abrampa (Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente), Promotor de Justiça Luiz Fernando Barreto Cabral Júnior, que destacou a atuação do Ministério Público na proteção do meio ambiente. “O desafio está em entender que as cidades e meio ambiente estão interligados, não podemos trabalhar separados. As cidades precisam se ajustar dentro da floresta e não ao contrário. Precisa existir o equilíbrio”, afirmou.

Ainda de manhã aconteceram as palestras “As aplicações da Lei nº 13.465/17 (regularização fundiária urbana) na Mata Atlântica”, com o Promotor de Justiça Paulo Antonio Locatelli e “Resquícios de Mata Atlântica em áreas urbanas e sua proteção” com o Promotor de Justiça Daniel Martini.

Acesse o link e veja a programação completa do evento.

Amanhã, sexta-feira, às 11h,  a palestra “O Brasil e a Mata Atlântica”, com os diretores da ONG SOS Mata Atlântica será transmitida ao vivo pela fanpage do MPSC no Facebook.

Posts Relacionados

Edenilson Floriani pronto para estrear no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico no Japão

Rede Plaza de Hotéis lança campanha beneficente TODOS PELO RS

Sebrae promove a ‘semana do MEI 2024’ com palestras e orientações

Desafios empresariais – por Leonardo Chucrute que é Gestor em Educação e CEO do Zerohum

Grupo Pereira inaugura nova unidade da Farmácia SempreFort, em Biguaçu

CEO do Grupo Koch é um dos palestrantes do Encontro LIDE SC

Semana da Indústria debate competitividade do setor têxtil

Aurora Coop é premiada no 30º Prêmio Expressão de Ecologia

Grupo Koch inaugura primeira loja Komprão em Bombinhas

Grupo Koch marca presença no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, a APAS SHOW