Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

SENAR/SC inicia turmas do programa Mulheres em Campo

SENAR/SC inicia turmas do programa Mulheres em Campo

[themoneytizer id=”16208-1″]

O protagonismo feminino tem sido cada vez mais presente no dia a dia das propriedades rurais. Elas têm ocupado papéis de destaque na gestão rural e revelam um grande potencial empreendedor. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), com o intuito de desenvolver as habilidades femininas capacitando-as na gestão de negócios agropecuários, promove o programa Mulheres em Campo. Até o momento nove turmas já iniciaram no Estado e outras sete estão com previsão de começar as atividades no mês de março.

Em 2017 foram realizadas 68 turmas e a expectativa, de acordo com a coordenadora estadual do programa, Nayana Setubal Bittencourt, é de que o número de turmas seja equivalente em 2018. “Os encontros reúnem até 15 mulheres em cinco módulos presenciais de oito horas cada totalizando 40 horas de atividades. São repassadas atividades teóricas e práticas a fim de demonstrar as inúmeras possibilidades de empreendedorismo no campo”, salienta a coordenadora.

As turmas iniciaram nos municípios de Herval d’Oeste, Itapiranga, São Miguel do Oeste, Guatambu, Botuverá, Laguna, Palma Sola, Otacílio Costa e Lebon Régis. Para o mês de março começam em Seara, Abelardo Luz, Belmonte, Ipuaçu, Ponte Alta do Norte, Cordilheira Alta e Faxinal dos Guedes. Todas as turmas contam com o apoio dos Sindicatos Rurais dos municípios correspondentes para a execução das atividades.

O superintendente do SENAR/SC Gilmar Antônio Zanluchi destaca que o programa, anteriormente conhecido como “Com Licença Vou à Luta”, passou por reformulações no ano passado para melhor se adequar a realidade local das propriedades rurais. “Os módulos são pensados de acordo com situações vivenciadas no dia a dia das mulheres no campo. Dessa maneira objetivamos estimular cada vez mais as mulheres a acreditar em si e tornarem-se grandes líderes rurais”.

Para o presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, as mulheres são, em grande maioria, a base familiar, mas também têm se destacado como empresárias rurais, muitas delas, inclusive, assumindo sozinhas seus próprios negócios. “Elas são visionárias e conseguem trazer um olhar diferenciado para o dia a dia das propriedades rurais. O programa traz um aporte maior de conhecimentos facilitando a aplicação de tecnologias e técnicas de gestão aprimoradas para ampliar o aproveitamento das diferentes cadeias produtivas disponíveis e, consequentemente, aumentando a produtividade, a rentabilidade e a qualidade de vida. Isso demonstra que o meio rural é um lugar de sucesso profissional para toda a família”, complementa.

NOVOS HORIZONTES

Ana Maria Pauletti produz milho no interior de Palma Sola e frequentemente participa de treinamentos oferecidos pelo SENAR/SC. “São excelentes. A cada curso aprendo algo novo e me sinto mais capacitada para desenvolver as atividades”, afirma. Ana é uma das participantes da turma do Mulheres em Campo no município.

Segundo ela, o programa é sensacional e possibilita um novo olhar sobre a propriedade. “É um conteúdo muito completo. Aprendemos nos detalhes a ver a nossa propriedade como uma empresa rural e, mais do que isso, a efetuar uma gestão assertiva visando menos desperdício e mais lucro final”, destaca. A produtora investe na produção de bolachas como uma fonte de renda extra e reforça a importância da busca por qualificação.

“Tudo que eu sei hoje é graças ao que aprendi buscando cada vez mais conhecimento. Hoje posso dizer que consigo efetuar a gestão da propriedade sem preocupação, mas isso tudo só foi possível porque busquei crescimento. O SENAR/SC oferece uma infinidade de oportunidades para aprendermos e evoluirmos e o Mulheres em Campo sem dúvidas tem sido mais um excelente trabalho”, conclui

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo