Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Projeto gaúcho apresenta conquistas no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília

Projeto gaúcho apresenta conquistas no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília

Em celebração ao Dia Mundial das Florestas (21/03) e o Dia Mundial da Água (22/03), vale ressaltar ações executadas pelo Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (IECAM) através do Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani. O Projeto gaúcho está participando do 8º Fórum Mundial da Água – 8º FMA, que acontece em Brasília, entre 17 e 23 de março, e reúne os principais especialistas, gestores e organizações envolvidos com a questão da água no mundo. Com o patrocínio da Petrobras pelo Programa Petrobras Socioambiental, já foi possível conservar e recuperar florestas e corpos d’água em mais de três mil hectares de área em aldeias guarani do Rio Grande do Sul. Resultando na cultivação e plantação de mais de 50 mil mudas de 90 espécies da flora local.

 

Desde 2011, as ações do projeto são realizadas por uma equipe composta de índios e profissionais de diversas áreas, através do viveirismo em terras guarani. A prática do viveirismo é inédita entre os indígenas, ela abrange oficinas de saberes, intercâmbio e plantio de mudas e sementes entre aldeias, mapeamento e gestão sustentável do território e de outras atividades de educação ambiental e etnodesenvolvimento.

[themoneytizer id=”16208-2″]

 

Algumas aldeias localizam-se na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, consideradas áreas prioritárias de conservação e de extrema ou alta importância biológica, como Riozinho, Maquiné, Torres e Palmares do Sul. Floresta e Água são elementos vitais, limitados, pressionados pelas crescentes atividades humanas e naturalmente interdependentes, diante de um quadro de mudanças climáticas mundiais inéditas.

 

A primeira celebração do Dia Mundial das Florestas ocorreu em 21 de março de 1974. A data foi decretada pela Organização da Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e a Agricultura (FAO) com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dos ecossistemas florestais no planeta. O Dia Mundial da Água, celebrado desde 1993, foi recomendada pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a conhecida Rio 92 ou Eco 92. Desde então, tais celebrações acontecem em todo o mundo.

Posts Relacionados

Participantes da Rio do Rastro Marathon vão usar camisetas com tecido tecnológico que ajuda no desempenho da corrida

Maio Roxo: médico alerta sobre os sintomas das Doenças Inflamatórias Intestinais

Santander anuncia novo posicionamento de marca, com conta e cartão gratuitos

Comunicação Assertiva no Mercado de Trabalho

Olimpíada de Administração destaca a sustentabilidade

Desenrola para pequenos negócios: Nova iniciativa do governo ajuda pequenos empreendedores a renegociarem dívidas

Queijo representa 14% do consumo global lácteo; Confira receita da pizza de 4 queijos da Borda & Lenha

IFAT Brasil: Municípios com até 50 mil habitantes trabalham para cumprir prazo de encerramento dos lixões

Entenda a importância da segurança nas instalações de painéis fotovoltaicos

Diário da Cidade

JET gera novos empregos em SC e Porto Alegre; saiba mais