Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Professores e crianças são os grupos que menos se vacinaram contra a gripe em Itajaí

Professores e crianças são os grupos que menos se vacinaram contra a gripe em Itajaí

Campanha contra influenza segue até dia 30 de maio no município

Professores de escolas públicas e privadas e crianças de seis meses a menores de cinco anos são os grupos prioritários que menos se vacinaram contra gripe em Itajaí. Até esta quinta-feira (17), apenas 849 professores fizeram a vacina na rede pública – 30,3% da meta do município. Entre as crianças, o total de doses aplicadas é um pouco maior: 5.606, totalizando 43,5% da meta. Mães no pós-parto, gestantes e trabalhadores de saúde atingiram aproximadamente 45% da meta. Os idosos são os que mais se vacinaram, com 68% do público-alvo já imunizado. A campanha contra influenza segue até 30 de maio em todas as unidades básicas de saúde.

A Secretaria de Saúde de Itajaí ressalta que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário devem fazer a vacinação antes da chegada de dias mais frios, garantindo proteção contra a doença. “O vírus da Influenza já circula pelo Estado. Em Itajaí, tivemos cinco casos confirmados de gripe A em 2018, sendo quatro deles em crianças em idade escolar e um em gestante. Por isso, a população mais vulnerável precisa se vacinar o quanto antes. A vacina é a forma mais eficaz de prevenir complicações graves”, afirma Sandra Ávila, diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí.

Faltando menos de 15 dias para o fim da campanha, o município vacinou 20.372 pessoas do grupo prioritário, o que representa 53,47% da meta definida pelo Ministério da Saúde. Além disso, foram aplicadas 5.433 doses em doentes crônicos não transmissíveis e 1.313 em outros grupos. No entanto, mais de 17 mil pessoas ainda precisam fazer a vacina.

Podem se vacinar gratuitamente na rede municipal crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias), trabalhadores de saúde, professores de escolas públicas e privadas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições especiais. Também serão vacinados contra influenza adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

“Ressaltamos que professores e profissionais de saúde, tanto de órgãos públicos como de privados, podem ser vacinar contra gripe gratuitamente na rede pública. Basta ir até a unidade de saúde mais próxima com a carteira de vacinação e o comprovante da profissão”, completa a diretora da Vigilância Epidemiológica.

Quem pode se vacinar:

– Idosos com 60 anos ou mais
– Crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos
– Gestantes
– Mulheres que tiveram bebê até 45 dias após o parto
– Trabalhadores de saúde de órgãos públicos e privados
– Professores de escolas públicas e privadas
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas e diabéticas) e outras condições especiais (imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias)
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
– População privada de liberdade
– Funcionários do sistema prisional

___________________________________
Informações adicionais:
Secretaria da Saúde de Itajaí
Departamento de Vigilância Epidemiológica
(47) 3249-5500

Secretaria de Comunicação
Maikeli Alves
(47) 3249-5524

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores