Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Mais de 25 mil vistorias foram feitas pelo programa Se Liga na Rede BC

Mais de 25 mil vistorias foram feitas pelo programa Se Liga na Rede BC

Para verificar a situação das ligações hidrossanitárias em Balneário Camboriú, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) realiza constantemente fiscalizações do programa Se Liga na Rede BC. Até esta terça-feira (22) foram 25.774 vistorias, em nove bairros da cidade. Desse número, 17.063 foram inspeções, 8.215 reinspeções e 496 fiscalizações. O serviço é executado através de teste de fumaça e lançamento de corantes na rede coletora de esgoto.

Já foram inspecionados os bairros Nova Esperança (98%), Vila Real (95%), Nações (94%), Estados (91%), Pioneiros (88%), Centro (84%), Ariribá (83%), Praia dos Amores (83%) e Taquaras (37%). Nessas inspeções, 64% dos imóveis estavam inadequados. Caso seja verificada irregularidade, os consumidores têm 45 dias para providenciar a adequação. Após esse período haverá reinspeção. “Na reinspeção verificamos se as inadequações foram sanadas, caso não tenham sido, é lavrada intimação com prazo de 15 dias para defesa junto à EMASA. Se mesmo assim o problema não for solucionado, o proprietário do imóvel com ligação irregular será multado”, explicou a fiscal sanitarista do programa, Beatriz Nunes.

As principais irregularidades constatadas nas residências são a inexistência da caixa de gordura (47%), água pluvial conectada à rede de esgoto (23%), não conectado à rede esgoto (16%), conectado parcial à rede de esgoto (12%), existência de fossa, filtro/sumidouro (1%) e esgoto sanitário conectado à rede pluvial (1%).

Também já estão sendo feitas as reinspeções nos bairros das Nações (68%), Ariribá (72%), Pioneiros (87%), Praia dos Amores (72%), Centro (85%), Estados (76%), Vila Real (78%) e Taquaras (14%). Ao todo, 32% dos imóveis se adequaram nas reinspeções. Já as fiscalizações foram feitas nos bairros Nações (34%), Ariribá (2%), Pioneiros (2%), Praia dos Amores (11%) e Centro (5%). Após as fiscalizações 83% dos imóveis se adequaram, os outros 17% que continuaram inadequados foram multados.

Confira algumas orientações do Se Liga na Rede BC:

– O imóvel deve ter caixa de gordura. Limpe periodicamente, coloque resíduos em recipientes plásticos e envie junto com o lixo ou doe para a reciclagem;

– Não despeje gordura de alimentos ou óleo de cozinha na rede esgoto;

– Não jogue lixo no vaso sanitário ou nas caixas de esgoto;

– A rede de esgoto da EMASA não foi projetada para receber as águas da chuva. Por isso, se fizer ligação da rede pluvial na rede de esgoto, o sistema pode transbordar, causando a proliferação de doenças e mau cheiro.

Qualquer dúvida, informação ou denúncia de ligações clandestinas podem ser feitas pelo telefone 0800 643 6272.

____________________
Informações Adicionais:

EMASA
(47) 3261-0000

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo