Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Projeto Afetividade e Leitura é realizado no Berçário II do NEI Iate Clube

Projeto Afetividade e Leitura é realizado no Berçário II do NEI Iate Clube

A turminha do Berçário II do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Iate Clube, retornou do recesso escolar em clima de projetos novos. As professoras Loreni Neto, Nedi Moraes e Rozelei Fabrin, estão desenvolvendo o “Afetividade e Leitura”, que contará com o mais novo amigo das crianças: o Boneco Juca. A ação pretende trabalhar com as crianças sobre empatia.

“O projeto irá incentivar o exercício diário de afetividade, respeito, diálogo, empatia, acolhimento da diversidade na turma e aproximação da família”, explica Cássia Andrea Rosa, gestora da unidade. A ação surge a partir do Projeto Institucional da Secretaria de Educação “E se eu fosse você?’’.

Ao chegarem com suas crianças, os familiares foram convidados a conhecerem e abraçarem o Juca. Eles também foram informados que durante o semestre, Juca visitará as crianças em suas casas nos finais de semana e que terão que cuidar muito bem dele.

Enquanto estiverem com o Juca, as famílias deverão ler para ele um livro de história infantil que irá acompanhado da mascote. As atividades realizadas em família deverão ser registradas em um caderno a experiência.

E se eu fosse Você?

Você já se colocou no lugar de outra pessoa? Já tentou vivenciar situações comuns para cadeirantes, deficientes visuais, obesos, negros? Há cerca de dois anos crianças de 03 e 04 anos do Núcleo de Educação Infantil Odácia Tereza Damázio são estimuladas a se colocar no lugar de outra pessoa e assim aprender sobre diversidade e respeito ao próximo.

O projeto, criado pelas professoras Sandra Eliane Runke Santos e Suélen Mateus Albini da Silva, deu tão certo que foi ampliado para toda a Educação Infantil. Valores como empatia, solidariedade e respeito, que já são trabalhados nos núcleos e escolas, serão abordados com ainda mais intensidade, por meio do projeto que agora é institucional.

O projeto “E se eu fosse você?” é um case de sucesso internacional. Em março do ano passado ele foi apresentado no III Colóquio Franco-Latinoamericano de Pesquisa sobre Deficiência, em Porto Alegre.

Já em novembro, o projeto foi o vencedor do Prêmio Ana Moreira de Educação Transformadora, entregue durante o Congresso Catarinense de Educação (CONCATE), em Itajaí.

______________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Educação
(47) 3363-7144

Posts Relacionados

Associação de Surf de Balneário Camboriú lidera ação de arrecadação de donativos para o RS

Águas de Camboriú participa de Simpósio que debate qualidade da água do Rio Camboriú

Saúde Nota 10 entrega mais de 370 cartilhas nas escolas municipais de Camboriú

Projeto do Vitreo 271 conquista duas certificações internacionais de design

Confira o Boletim Epidemiológico de Camboriú

Saúde Nota 10 entrega mais de 370 cartilhas nas escolas municipais de Camboriú

Almoço do Dia das Mães na encantadora Pousada Estaleiro Guest House

Balneário Shopping sorteia carro elétrico e 10 finais de semana em Urubici, na Serra Catarinense, para celebrar o Dia das Mães

Megaconstruções de Balneário Camboriú exigem processos curiosos de execução — confira

1º Congresso de Concorrência e Regulação Portuária começa dia 2 de maio em Balneário Camboriú