Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

“Ensaio para algo que não sabemos” traz espetáculo e oficina para Balneário Camboriú

“Ensaio para algo que não sabemos” traz espetáculo e oficina para Balneário Camboriú

O projeto acontece dias 22 e 23 de outubro no Teatro Municipal Bruno Nitz. Programação gratuita.

Assumir que o processo caminha à medida que os corpos reconhecem as cicatrizes, marcas ancestrais ou há pouco reveladas na carne, também os gestos. Assim as artistas Dani Alves e Karina Collaço conduzem o projeto “ensaio para algo que não sabemos – Protótipo 2: encher-se de buracos”, em cartaz no Teatro Municipal Bruno Nitz, nos dias 22 e 23 de outubro, em Balneário Camboriú. Performance joga luz ao princípio da incerteza, como dispositivo disruptivo de criação, tão comum sentimento aos corpos humanos.

“O trabalho não tem o intuito de abordar um determinado tema, mas assume o caráter subjetivo inerente à dança ao se aproximar da não-literalidade e da não-afirmação, convidando o público a experimentar também, em seu corpo, sensações, percepções, entendimentos por meio das imagens e sons que oferecemos. Cada corpo tem suas próprias questões, de acordo com sua constituição material e sua experiência; assim, o trabalho realiza um manifesto intrínseco, que age na sutileza, nas entrelinhas, no subtexto, nas frestas, nos buracos”, explica Dani Alves.

A incerteza é o princípio que permeia o trabalho, aqui representada num corpo à deriva, aberto à experimentação e aos atravessamentos constantes. A indecisão confere às bailarinas um incessante estado de reorganização, forma e desforma, inaugurando sentidos diversos às imagens, à luz e sons proporcionados, é uma dança acidentalmente construída.

“Estamos trabalhando com dispositivos que gerenciam o nosso corpo a partir do ponto em que nos colocamos à disposição deles. Podemos exageradamente falar que, em alguns momentos, perdemos o controle sobre eles e nestes instantes nos colocamos em xeque. Nada muito diferente da vida, se manter atento e lidar com os imprevistos. A palavra “exageradamente” contextualiza-se com o que acreditamos ser desafiador ao ser humano: admitir o erro, ser atravessado, sair da zona de conforto, perder a razão, ser ridículo. Portanto, estamos em busca, pois por fim, parecemos estar quase sempre no controle”, conta Karina Collaço.

OFICINA SOBRECORPOS, ministrada por Daniela Alves e Karina Collaço, trata-se de um laboratório de criação em dança contemporânea o qual permeia princípios investigativos que dialogam com o processo criativo do projeto ensaio para algo que não sabemos.

Como deixar o corpo a serviço da experimentação? Como deixar ser estimulado pelo movimento do outro? Compor, contrapor, transpor. Acumular significados. Permitir-se ser observado, contaminado, atravessado. Organizar-se, respirar, familiarizar-se com o seu corpo, perceber qualidades, imagens, texturas e ritmos para aproximar-se de uma experiência que permita a (re)descoberta de uma mobilidade singular e autônoma.

O projeto “Ensaio para algo que não sabemos – Protótipo 2: encher-se de buracos” tem apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, Funcultural e Edital Elisabete Anderle/2017. Além das atividades dias 22 e 23 de outubro em Balneário Camboriú, também circulará em Jaraguá do Sul (17 a 18), e Florianópolis (30 e 31).

SERVIÇO:

Ensaio para algo que não sabemos – Protótipo 2: encher-se de buracos

Programação gratuita

Balneário Camboriú

Teatro Municipal Bruno Nitz
Avenida Central, esquina com rua 300 – Centro, Balneário Camboriú – SC – 88330-645.

ESPETÁCULO “PROTÓTIPO 2: ENCHER-SE DE BURACOS”: 22 e 23/10 –  20 horas – retirada de ingressos 1 hora antes na bilheteria.

OFICINA SOPRECORPOS: 23/10 – oficina das 10 às 13h – 25 vagas  – Inscrições Encerradas.

Mais informações:

Evento: https://www.facebook.com/events/519269578535909

Fanpage https://www.facebook.com/ensaioparaalgo/

Instagram: @ensaioparaalgoquenaosabemos

Jornalista Responsável: Luciana de Moraes – jornalista e videógrafa
+55 (48) 9982-5750 – A CASAA: insta: @acasaacom – face: @ acasaacom – www.acasaa.com

Posts Relacionados

Michelle Souza aos 40 anos ,Uma história de Forca, Exemplo de Superação e Inspiração no Esporte

Blumenau terá concerto de jazz pela Tournée AF nesta quinta (9); show é gratuito

Não Há Mais Palavra é a 1ª exposição individual do artista Murilo Leal

Altas ondas na abertura do Circuito ASJ 2024 na praia da Joaquina

Sarau Escola SCAR de Criatividade acontece em nove cidades de Santa Catarina

Diário da Cidade

Dia das Mães: Blue Tree Premium Florianópolis celebra o amor materno com conforto e elegância

Diário da Cidade

Sofistic Hotel lança pacote especial para o fim de semana do Dia das Mães

Diário da Cidade

Santa Catarina ganha importante loja no segmento decor

2ª Mostra de Vitrines Assinadas Casahall segue até 21 de maio

Wishlist: conheça opções de calçados sustentáveis para o Dia das Mães