Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Seminário pauta impactos e importância da atividade portuária em Itajaí e região

Seminário pauta impactos e importância da atividade portuária em Itajaí e região

Evento socializará atividades dos programas de monitoramento ambiental conduzidos pela Univali

Itajaí – No dia 11 de dezembro (terça-feira), nos períodos matutino e vespertino, ocorre no Auditório do Porto de Itajaí, o Seminário Relação Porto – Cidade de Itajaí. No evento, gratuito e aberto à comunidade, serão socializadas e debatidas as atividades, importância e perspectivas do Porto de Itajaí para a cidade e região. Também haverá apresentação dos programas de monitoramento ambiental conduzidos pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

A parceria técnico-científica entre a Superintendência do Porto de Itajaí e a Univali visa atender às demandas ambientais frente as exigências legais dos órgãos ambientais. Ela envolve o assessoramento e a execução de programas de monitoramento. O seminário contemplará palestras ministradas por professores e pesquisadores da Universidade, por profissionais convidados, e autoridades do Porto.

O engenheiro Marcelo Salles, superintendente do Porto de Itajaí, abrirá o evento, às 9h, com a conferência “Desafios atuais e futuros do Porto de Itajaí e a ampliação da área retroportuária de Itajaí”.  Já o arquiteto Ricardo Rebello, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Urbanismo, apresentará o projeto de urbanização da borda d´água junto ao Centro Histórico de Itajaí. Em seguida, o engenheiro André L. Pimentel C. Silva Jr., diretor do Porto Itajaí, falará sobre a evolução do acesso aquaviário do referido porto. A mitigação dos impactos no porto estará em discussão na palestra de Ivana Becker, do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina. Os professores Jurandir Pereira Filho e José Gustavo Natorf, da Univali, finalizarão a programação da manhã, com uma apresentação sobre o Programa de Monitoramento do Porto de Itajaí.

Às 14h, Jurandir Pereira Filho retorna, com uma exposição sobre a qualidade da água no Programa de Monitoramento. Depois, docentes doutores da Univali seguem falando sobre áreas específicas do programa e a relação das mesmas com a atividade portuária, desde a qualidade do sedimento; a biota aquática; a pesca artesanal; as condições meteoceanográficas e a hidrodinâmica; até a avaliação do risco na introdução de espécies exóticas por meio de água de lastro, além de abordagens sobre a supervisão ambiental da dragagem, o sistema de dados utilizado pela Univali e o Porto de Itajaí, e o resgate e reabilitação da fauna. As palestras serão conduzidas pelos professores Charrid Resgala Tito Cesar Marques, Paulo R. Schwingel, Mauro Michelena, Márcio Tamanaha, Muriel Deon do Amaral, César Stramosk, André Barreto e Jéferson Luis Dick.

A programação completa e as inscrições para o evento estão disponíveis em www.univali.br/eventos, na área de Meio Ambiente.

*Foto: Acervo Porto de Itajaí

Mais informações: (47) 3341-7721, com o professor Jurandir Pereira Filho | (47) 3341-7718, com o professor José Gustavo Natorf Abreu.

Posts Relacionados

Itajaí abre processo seletivo interno para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde

Orquestra de Câmara do Imcarti abre o calendário 2024 do projeto Música no Museu em Itajaí

Itajaí contará com oficina gratuita de acessibilidade cultural

Campanha de recolhimento arrecada mais de 700 pneus em Itajaí

Crianças até 12 anos podem ser vacinadas contra a gripe em Navegantes

Cata Treco irá passar por 13 bairros de Itajaí no mês de maio

Fórum Sindical dos Trabalhadores de Itajaí é fundado

Campanha de Dia das Mães presenteia com kit exclusivo de talheres para servir no Itajaí Shopping

Celebração da cultura da paz une famílias no “Dia da Família” na Escola SESI de Itajaí

Água de Penha intensifica orientação a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti