Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Prevenção: chuveiros da Praia Central serão fechados para economizar água

Prevenção: chuveiros da Praia Central serão fechados para economizar água

O registro dos chuveiros só será reaberto assim que a situação do rio voltar a normalidade. A medida se deu em decorrência da situação de emergência do Rio Camboriú e a falta de chuva nos últimos dias. O último registro da régua da captação da Emasa é 97cm, sendo que o normal para o abastecimento é de 1,40m.

“A medida é preventiva e necessária. Fizemos uma reunião com a Emasa e essa decisão de fechar pelos próximos dias deverá ser revista conforme a situação climática. Nós estamos fazendo nossa parte, mas queremos que a comunidade também faça a sua, economizando água, evitado lavar calçadas e qualquer tipo de desperdício”, disse o prefeito em exercício Roberto Souza Junior.

Além de fechar o registro dos chuveiros, a Emasa, juntamente com Prefeitura de Camboriú, concessionária Águas de Camboriú, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camboriú (SITRUC) e Comitê do Rio Camboriú, traçaram um Plano de Emergência Operacional Conjunto para o Sistema de Abastecimento de Água.

Dentro deste plano, já sendo feita a transposição de água do Parque Linear para o Rio Camboriú e, ainda, o fechamento dos desvios dos canais que irrigam as arrozeiras. “No sábado já foram abertas duas barragens de rizicultores. Hoje também abrimos mais uma, mas além disso precisamos do apoio da população para que economize água, até o nível do rio subir novamente. Além disso, caso o problema persista tomaremos outras medidas que serão comunicadas”, disse o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

Além de preservar o meio ambiente, racionar água garante também a economia na conta de água. Confira algumas dicas para economizar água:

– Verifique vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.

-Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los.

– Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por cinco minutos desperdiça 80 litros de água.

– Evite lavar garagens e calçadas neste período. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.

– Não tome banhos demorados, cinco minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.

– Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo.

_______________________

Informações Adicionais:

Emasa
(47) 3261-0000

Posts Relacionados

Planejamento estratégico, investimentos em infraestrutura e ESG serão debatidos em congresso do setor portuário em Balneário Camboriú (SC)

Homem é detido por furto em Balneário Camboriú pela segunda vez em menos de 10 dias

Confira como ficará o trânsito em Camboriú durante o 39º Congresso dos Gideões

Balneário Camboriú ganhará Túnel de Vento que simula queda livre a 300 km/h

Câmara de BC: vereadores discutem Parque Linear e Novo Marambaia na sessão desta terça-feira

Home & Decor – Feira de Móveis, Imóveis e Decoração acontece em maio no Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco

VIII Simpósio Técnico do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú: inscrições abertas para capacitação sobre enquadramento hídrico

Balneário Camboriú e Itajaí recebem primeira etapa do Circuito Catarinense de Padel

Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú reforça a importância da vacinação contra a gripe

Abril Azul: Balneário Shopping tem ações inclusivas no mês de conscientização do autismo