Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Balneário Camboriú instala nas escolas nova plataforma digital

Balneário Camboriú instala nas escolas nova plataforma digital

Planejamento das aulas e conteúdos desenvolvidos com os alunos; além do dia a dia da vida escolar como frequência dos estudantes, notas, trabalhos enfim, todas as informações inerentes à escola poderão ser acompanhadas não só pelos alunos mas também por seus pais, através de seus e-mails. A novidade que deverá entrar em funcionamento nos 17 Centros de Educação Municipal na segunda quinzena de maio, envolve dois novos programas digital, que estão sendo instalados nas escolas, o “Google for Education” e o “Diário On Line”.

O Google for Education chegou à Secretaria de Educação de Balneário Camboriú através de uma parceria com a Revista Nova escola, da Fundação Lemann. Pela parceria, o Município foi o único da região contemplado com esse projeto. “No primeiro momento recebemos 129 Chromebooks- notebooks voltados para a Educação, e 45 retroprojetores data show, que foram distribuídos nas escolas para uso dos professores e planejamento de aulas”, explica o coordenador do Departamento de Informática da Secretaria de Educação, Marcelo Barbare Guimarães.

A segunda etapa do projeto é a instalação da plataforma Google for Education e sua utilização, proporcionando ao professor, com o manuseio dos Chromebooks, a facilidade de levar o conteúdo à sala de aula. “A princípio o programa servirá para que os professores organizem os conteúdos para as aulas. O próximo passo será a utilização do programa junto aos alunos, nas salas de informática das escolas, quando toda a programação das aulas estarão on line disponíveis não só para os alunos como também para seus pais”, complementa o coordenador.

Ele diz que todo o sistema já está instalado na Secretaria e esta semana já inicia a criação das contas para todos os professores e unidades de ensino. Na ocasião também será feito um cadastro dos alunos e seus pais. A partir desse cadastro os alunos e seus pais ou responsáveis receberão, via e-mail, todo o conteúdo programado para as aulas, e, a partir disso, aprofundar-se melhorando seu desempenho na escola. “Se um professor passar um trabalho em grupo, os alunos desse grupo poderão fazer a tarefa, cada um em sua casa, de forma simultânea; e ainda com o acompanhamento do professor”, exemplifica Marcelo.

O benefício chega às escolas da Rede Municipal de Balneário Camboriú de forma gratuita. Todas os equipamentos e licenças do Google foram doados através da parceria com a Revista Nova escola, da Fundação Lemann.

Diário On Line

O dia a dia da vida escolar como frequência dos estudantes, notas, trabalhos, recados, enfim, todas as informações inerentes à escola poderão ser acompanhadas pelos pais através Diário On Line, que já é utilizado em toda rede de ensino, mas ainda encontra-se em fase de treinamento, junto aos profissionais da Educação. Diferente do Google for Education, onde os pais recebem as informações, via e-mail; no Diário On Line as informações sobre o estudante serão postadas no Portal do Aluno.

O Portal do Aluno faz parte do sistema de gerenciamento próprio da Secretaria de Educação e será disponibilizado aos pais, através de um link, mediante um cadastro. “Esse cadastro será feito sob orientação da escola e, após esse processo, disponibilizado o link para acesso e acompanhamento dos pais. Agora estamos na faze de treinamento e abastecimento desse sistema pelos professores”, informa Marcelo Guimarães.

Esse processo, que também é gratuito aos pais, deverá estar disponível para acesso no prazo de 30 dias.

_________________________
Informações Adicionais:

Secretaria da Educação
(47) 3363-7144

Posts Relacionados

Planejamento estratégico, investimentos em infraestrutura e ESG serão debatidos em congresso do setor portuário em Balneário Camboriú (SC)

Homem é detido por furto em Balneário Camboriú pela segunda vez em menos de 10 dias

Confira como ficará o trânsito em Camboriú durante o 39º Congresso dos Gideões

Balneário Camboriú ganhará Túnel de Vento que simula queda livre a 300 km/h

Câmara de BC: vereadores discutem Parque Linear e Novo Marambaia na sessão desta terça-feira

Home & Decor – Feira de Móveis, Imóveis e Decoração acontece em maio no Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco

VIII Simpósio Técnico do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú: inscrições abertas para capacitação sobre enquadramento hídrico

Balneário Camboriú e Itajaí recebem primeira etapa do Circuito Catarinense de Padel

Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú reforça a importância da vacinação contra a gripe

Abril Azul: Balneário Shopping tem ações inclusivas no mês de conscientização do autismo