Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Mais de três mil empreendedores já solicitaram o alvará online

Mais de três mil empreendedores já solicitaram o alvará online

Abrir um negócio em Balneário Camboriú está mais rápido desde fevereiro de 2018, quando o Município instituiu o alvará online. Nesses 14 meses (até 25 de abril de 2019), foram solicitadas 3.330 constituições e alterações empresariais pela Internet. Desse montante, 2.313 alvarás (69,46%) foram emitidos.

Os demais pedidos de constituições e alterações empresariais feitos pela Internet estão no aguardo do pagamento das taxas da Vigilância Sanitária (VISA) e de Licença para Localização (TLL) ou aprovação dos órgãos responsáveis (Bombeiros e Secretaria do Meio Ambiente) para a finalização e disponibilização do documento.

“A modernização administrativa que estamos promovendo visa desburocratizar e incentivar o desenvolvimento econômico da cidade com a utilização de novas ferramentas e metodologias. O resultado dessas ações pode ser observado em números como este da procura por alvará online”, comentou o prefeito, Fabrício Oliveira.

O alvará online faz parte da Lei da Desburocratização (nº 4091/2017), que institui tratamento diferenciado à microempresa e à empresa de pequeno porte com a simplificação do processo, unicidade cadastral e vinculação ao código nacional de atividades econômicas para todas as entidades. Antes de fevereiro de 2018, era preciso ir até a Secretaria de Fazenda para pegar o alvará e enfrentar fila.

De acordo com o Secretário da Fazenda, Franc Ribeiro Correa, além de significar menos burocracia, o alvará online reduz os custos para empreendedores e Prefeitura e possibilita a criação de mais empresas e empregos formais, o que favorece o desenvolvimento econômico da cidade. “Desburocratizar o serviço público e tornar ele mais ágil e transparente é um compromisso da Administração Pública”, diz o secretário.

Como emitir o alvará online

Para o empreendedor com atividade de baixo e alto grau de risco conseguir imprimir o alvará, basta efetuar o pagamento da taxa da Vigilância Sanitária (VISA), da Taxa de Licença para Localização (TLL), e ter aprovações das entidades junto ao sistema Integrador. Já os empreendedores com atividades sem grau de risco devem apenas pagar a TLL. Para ter acesso às taxas, é necessário acessar o site da Prefeitura, na aba “Serviços”, no link “Taxas Alvará (VISA e TLL)”.

Após o pagamento, a baixa no sistema da Prefeitura e a aprovação das entidades, o alvará ficará disponível para impressão também na aba “Serviços”, no link “Alvará Eletrônico (Online)”. A emissão do alvará online está disponível para empresas que realizaram protocolo no REGIN a partir de 1º de fevereiro de 2018.

__________________________
Informações Adicionais:

Secretaria da Fazenda
(47) 3267-7013

Posts Relacionados

21º Congresso Brasileiro de Contabilidade promete aprimorar conhecimentos contábeis e gerar negócios

Ondas excelentes marcam a abertura do Circuito Surf Talentos Oceano 2024 em Garopaba(SC)

Construsul BC estreia com sucesso e confirma edição 50% maior para 2025

Brasil vacina apenas 22% do público-alvo contra a gripe, aponta Ministério da Saúde

Zoom 80´s Club traz de volta os bons tempos de BC

Balneário Camboriú recebe unidade da SuperGeeks

Com estreia otimista, Construsul BC reúne milhares de profissionais da Construção Civil em Santa Catarina

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros