Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Saúde dos Olhos: mês do Médico Oftalmologista reforça importância de prevenção a doenças

Saúde dos Olhos: mês do Médico Oftalmologista reforça importância de prevenção a doenças

Campanha da Associação Catarinense de Oftalmologia ao longo do mês pretende conscientizar população sobre riscos da falta de cuidado com a saúde ocular

 

Mais da metade dos casos de cegueira no Brasil – um mal que afeta cerca de 1,2 milhão de pessoas no país – se deve à falta de diagnóstico e de tratamento adequado. O alerta é da Associação Catarinense de Oftalmologia, que celebra em maio o mês dos profissionais e reforça a importância de fazer exames regulares que podem identificar e prevenir uma série de doenças.

 

“A saúde dos olhos não se restringe ao uso de óculos e lentes corretivas”, destaca o dr. João Artur Etz Junior, presidente da Associação Catarinense de Oftalmologia. “Desde a medição de pressão intraocular até um exame de biomicroscopia completo e de fundo do olho, é possível identificar uma série de doenças por meio de uma consulta médica, não apenas receitar uma troca de óculos”, reforça.

 

Ao longo de maio, a entidade fará uma campanha pelo estado chamando a atenção da população para a importância de fazer exames preventivos com médicos oftalmologistas. Nos últimos anos, o crescimento de consultas e receitas realizadas por profissionais não médicos em todo o estado tem causado preocupação – apenas o médico oftalmologista pode fazer consultas de saúde e prescrição de receitas à população.

 

“Só em um exame completo é possível diagnosticar doenças graves que são causa de cegueira irreversível mas que, se diagnosticadas precocemente, podem ser controladas, como glaucoma, retinopatia diabética, catarata, tumores oculares, entre outras, evitando assim que o paciente aumente as estatísticas de brasileiros que perderam a visão”, explica.

 

Além da catarata, que é o principal causador de cegueira e pode ser evitada por meio de cirurgia, ele destaca o risco do glaucoma, doença silenciosa e muito perigosa que acomete principalmente pessoas acima dos 40 anos, e a retinopatia diabética, que ocorre em pacientes com diabetes mal controlada. “O cuidado com a saúde dos olhos é também uma preocupação com todo seu corpo”, conclui o presidente da Associação.

Posts Relacionados

21º Congresso Brasileiro de Contabilidade promete aprimorar conhecimentos contábeis e gerar negócios

Ondas excelentes marcam a abertura do Circuito Surf Talentos Oceano 2024 em Garopaba(SC)

Construsul BC estreia com sucesso e confirma edição 50% maior para 2025

Brasil vacina apenas 22% do público-alvo contra a gripe, aponta Ministério da Saúde

Zoom 80´s Club traz de volta os bons tempos de BC

Balneário Camboriú recebe unidade da SuperGeeks

Com estreia otimista, Construsul BC reúne milhares de profissionais da Construção Civil em Santa Catarina

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros