Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Empresários de Caibi asseguram empregos para reduzir impactos da pandemia

Manter empregos, mesmo com queda no faturamento e paralisação temporária das atividades, é a decisão dos empresários de Caibi, no extremo oeste catarinense.  Essa opção foi revelada pela pesquisa online sobre os impactos econômicos da pandemia da Covid-19 no município realizada pela Sala do Empreendedor de Caibi. A estrutura faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.

Conforme o levantamento, 87% afirmaram que não precisaram demitir funcionários em função das consequências econômicas da pandemia, enquanto que 6,5% demitiram e 6,5% fizeram novas contratações. Considerando o cenário atual de incertezas, os gestores antecipam a manutenção dos postos de trabalho no município, pois 67,4% não pensam em demitir, 26,1% analisam a possibilidade e 6,5% pensam em desligar colaboradores nos próximos meses.

A redução no faturamento das empresas nos meses de março e abril foi sentida por 84,8% dos empresários caibienses, enquanto que 15,2% mantiveram as receitas. Das empresas que tiveram queda nos rendimentos, a maioria (22,5%) informou atingir 21%. Quanto aos financiamentos bancários para manter as atividades, 69,6% dos empresários declararam que não precisaram acessar crédito, enquanto que 30,4% recorreram a essa opção. Dos empreendedores que utilizaram, 43,8% foram para pagamento de fornecedores, 25% para capital de giro e 18,8% para folha de funcionários.

Participaram do levantamento, finalizado no dia 29 de maio, 46 empresários, 37% deles microempreendedores individuais e 32,6% microempresas dos setores de prestação de serviços 43,5%, comércio varejista 43,5% e indústria 10,9%. Dos participantes, 78,3% se enquadram em atividade não essencial e precisaram parar as atividades no período estabelecido pelo Governo Estadual, enquanto que 21,7% mantiveram o funcionamento.

Essas respostas foram fundamentais para o Poder Público planejar ações de enfrentamento da crise, como a elaboração de consultorias e oficinas gratuitas. Conforme o levantamento, as principais demandas referem-se a comércio online 32,6%, gestão financeira 26,1%, marketing digital 23,9% e acesso às linhas de crédito 15,2%.

“A primeira ação pós-pesquisa está prevista para os dias 11 e 12 de junho, com as consultorias gratuitas de 20 horas para dez empresas na área de marketing digital e vendas online, ministradas pela instrutora credenciada ao Sebrae/SC Veridiane Endress”, antecipa a diretora de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Claudia Rigotti Biasi.

Os canais eletrônicos de contatos da Sala do Empreendedor de Caibi são telefone e WhatsApp (49) 9 9971-0502 e o e-mail saladoempreendedor@caibi.sc.gov.br.

Posts Relacionados

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores