Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Impactos da COVID-19 na educação exigem maior interação entre família e escola

Pesquisa da EY mostra que 66% dos pais têm dificuldade em lidar com as mudanças de rotina no processo de aprendizado dos filhos

Quais são as angústias e desafios da educação básica em tempos de isolamento social? Como famílias e escolas se adaptaram para seguir com o calendário escolar a distância? Essas foram algumas das questões levantadas pela EY-Parthenon, em conjunto com a Educa Insights, na pesquisa “Impacto da Covid-19 no ensino básico privado no Brasil”, que ouviu mais de 200 famílias e profissionais de educação para analisar as implicações do cenário atual no aprendizado dos estudantes e na saúde financeira das escolas.

66% dos pais apontam dificuldade em lidar com as mudanças no processo de aprendizado dos filhos e 47% afirmam que a escola não está dando o suporte necessário de forma remota, aponta o estudo. Para os familiares, o ensino está ocorrendo de forma mais lenta − o que pode prejudicar o planejamento pedagógico e resultados no Enem, por exemplo.
Com a nova de rotina, considerando a organização simultânea do trabalho, apoio às crianças e cuidados domésticos, os pais sentiram-se mais desafiados e 54% deles apontaram uma dificuldade moderada em navegar pela nova experiência de ensino online.

“A mudança abrupta e improvisada deixará marcas definitivas para o modelo educacional. O maior uso de tecnologia será uma realidade, mas não necessariamente levará a melhorias no aprendizado. É um cenário desafiador e que, sem dúvida, poderá alterar os modelos de ensino e nos modelos de negócios de muitas instituições na área”, afirma Eduardo Tesche, sócio de estratégia da EY Parthenon e líder da pesquisa.

Pressão nas escolas

No período da pesquisa, 35% dos pais tinham sido impactados no seu trabalho de alguma forma, seja pela redução da jornada (28%), ou pela perda do emprego (7%). Com isso, a pressão para a diminuição das mensalidades cresceu. 49% dos entrevistados estimam dificuldades para pagar as escolas e 28% acreditam que não conseguirão arcar com os valores atuais.

Para as instituições de ensino isso significa lidar com cada situação de forma individualizada, reconhecendo as limitações do modelo e fornecendo alternativas na trajetória de aprendizagem. Os ajustes realizados vão desde uso de ferramentas tecnológicas até então pouco utilizadas até a oferta de materiais pedagógicos adicionais, além da intensificação do contato com pais e estudantes para feedbacks.

Empatia e integração

Segundo Eduardo, o elemento central nos próximos meses e na potencial evolução do sistema educacional será a transformação dos papeis de professores, alunos e familiares. “Não é possível terceirizar totalmente a educação dos filhos. A maior integração entre as partes e a percepção de que um ensino de qualidade depende de todos serão fundamentais para que os impactos imediatos na aprendizagem sejam minimizados e para que as finanças das escolas sejam preservadas”, afirma.

A importância da autonomia dos estudantes também é uma das conclusões do estudo. O engajamento de alunos, tornando-os centrais no processo, ajuda a preparar uma geração mais independente e capaz de lidar com um mundo cheio de incertezas.

Sobre a EY

A EY é líder global em serviços de Auditoria, Impostos, Transações Corporativas e Consultoria. Presente em mais de 150 países, tem o propósito de construir um mundo de negócios melhor. Nossos insights e serviços ajudam a criar confiança nos mercados de capitais e nas economias ao redor do mundo. No Brasil, formamos um time de cinco mil profissionais e temos escritórios em 12 cidades. Com o centro de inovação colaborativa wavespace™, o Cybersecurity Center e o Analytics Hub, a EY está preparada para apoiar as empresas na transformação digital e nos movimentos de disrupção da Indústria 4.0.

Sobre a Educa Insights

A Educa Insights oferece um portfólio diversificado de serviços e soluções de pesquisa de mercado para clientes comprometidos com a excelência e o desempenho. A Educa Insights posicionou-se como uma empresa líder em pesquisa de mercado inovadora, focada no setor educacional, com uma força agressiva em pesquisa de marca e precificação, processo de tomada de decisão de clientes, geomarketing e várias outras metodologias.

Posts Relacionados

Construsul BC estreia com sucesso e confirma edição 50% maior para 2025

Brasil vacina apenas 22% do público-alvo contra a gripe, aponta Ministério da Saúde

Zoom 80´s Club traz de volta os bons tempos de BC

Balneário Camboriú recebe unidade da SuperGeeks

Com estreia otimista, Construsul BC reúne milhares de profissionais da Construção Civil em Santa Catarina

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa