Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

4ª Mostra FacineBC recebe 69 inscrições para Mostra e trará Anna Muylaert e Eduardo Serrano para MasterClass

As inscrições dos filmes abriram dia 30 de janeiro e fecharam no domingo dia 28 de fevereiro com um número expressivo de filmes que surpreendeu a produção do projeto. “Recebemos um número bem acima de nossa expectativa, temos inscritos os produtores de conteúdo audiovisual de Balneário Camboriú e de todo o estado. Este número só vem nos afirmar a necessidade destas janelas de oportunidade de exibição dos conteúdos produzidos, precisamos fomentar muito e cada vez mais estes espaços para nossos produtores”, afirma Dagma Castro, criadora do FacineBC e proponente do projeto.

Mostra será em abril
Agora os filmes recebidos irão para a equipe dos 4 curadores – o professor e a coordenadora do curso de Produção Audiovisual da UNIVALI, Pedro Bughay e Denise Serafini Furtado, o roteirista e cineclubista Diego Elias e a produtora e diretora Fabiana Mansur –  que acolherão os filmes e montarão a programação para os 4 dias da Mostra que acontecerá de 25 a 28 de abril. Também está parte da equipe da curadoria e que organizará os licenciamentos dos filmes a advogada Nanashara Piazentin, especialista em cultura e direito autoral e representante da Câmara Setorial de Audiovisual de Balneário Camboriú.

Inscrições para as MasterClass abrem nesta sexta
A 4ª Mostra FacineBC é parte do projeto FacineBC, de autoria da produtora Dagma Castro, contemplado no edital da FCBC com recursos da Lei Aldir Blanc. Totalmente gratuito e tem como objetivo ser uma janela inclusiva e democrática à cadeia produtiva do audiovisual, trazendo em seu conteúdo os eixos de formação e difusão com exibição de filmes, como nas edições anteriores, este ano com as atividades todas em plataformas digitais, devido à Pandemia do novo coronavírus.

O projeto também ofertará formação aos profissionais locais do audiovisual com duas MasterClass, onde terão dois dos maiores nomes do cinema nacional: Anna Muylaert para dialogar sobre roteiro e na de montagem Eduardo Serrano.

Saiba mais sobre Anna e Eduardo
Hoje beirando seus 57 anos, nascida em 21/04/64, a paulista ANNA MUYLAERT tem na sua cinematografia diversos prêmios no Brasil e no exterior; é diretora, roteirista e produtora especializada em conteúdo para cinema e televisão. Estudou cinema na Escola de Comunicações e artes da USP. Já na década de 90 fez parte da equipe de criação dos programas da TV Cultura MUNDO DA LUA  (1991) e CASTELO RÁ-TIM-BUM (1994)  uma das mais bem sucedidas séries de todos os tempos da TV brasileira – que influenciou uma geração inteira. Ainda para TV escreveu a série UM MENINO MUITO MALUQUINHO, da TV Brasil e fez parte das equipes de criação de FILHOS DO CARNAVAL e ALICE, ambos da HBO e a direção geral da primeira temporada da série AS CANALHAS, da GNT.

No início da carreira realizou muitos filmes curtas-metragens, como roteirista vários longas, entre eles  o premiadíssimo O ANO QUE MEUS PAIS SAIRAM DE FÉRIAS (2006), de Cao Hamburger.  Anna também assina o roteiro de 5 longas metragens que dirigiu e produziu com sua empresa África Filmes, todos com diversos prêmios, o primeiro DURVAL DISCOS (2002),  É PROIBIDO FUMAR (2009), CHAMADA A COBRAR (2012), QUE HORAS ELA VOLTA? (2015)  e MÃE SÓ HÁ UMA (2016). E foi com QUE HORAS ELA VOLTA? (The Second Mother) que foi reconhecida internacionalmente. O filme ganhou o Prêmio especial do Júri no Sundance Film Festival e também o Panorama Audience Award na Berlinale 2015 e foi vendido e lançado em mais de 30 países. QUE HORAS ELA VOLTA? foi também o escolhido pelo Brasil para representar o país no Oscar – motivo pelo qual recebeu o convite para fazer parte da Academia de Artes e Ciências cinematográficas de Hollywood. Atualmente  a cineasta está em fase de desenvolvimento de seu novo longa metragem O CLUBE DAS MULHERES DE NEGÓCIOS em coproducão com GLAZ entretenimento.

EDUARDO SERRANO após ter concluído seu mestrado em montagem na National Film School (NFTS)/ Royal College of Art na Inglaterra, Eduardo partiu para construir sua carreia em Recife. Trabalhou numa série de curtas e longas de animações, documentários e ficção, com forte presença no desenvolvimento do cinema pernambucano. Entre outros, Guaxuma, de Nara Mormande, Doméstica, Boi Neon, Divino Amor de Gabriel Mascaro, Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, recebendo o prêmio de melhor montagem da ABC e Bacurau de KMF e Juliano Dorneles, que também lhe rendeu o prêmio de melhor montagem da ABC e o Grande premio de montagem da Academia Brasileira de Cinema. Apesar desses trabalhos pernambucanos já alavancarem coprodução de vários países, Eduardo montou vários longas de autores estrangeiros, como o português Djon Africa, de Filipa Reis / João Miller, os argentinos La Cama, de Mónica Lairana, Karnawal de Juan Pablo Félix, o belga White Elephant de Kristof Bilsen e atualmente trabalha em dois projeto independente americano em Los Angeles, Beast e Jeannette.

Inscrições

As inscrições estão previstas para abrirem dia 05 de março com 20 vagas cada e serão ofertadas somente para os profissionais da cadeia produtiva do audiovisual de Balneário Camboriú, segundo a produtora Dagma Castro a reserva de vagas para o público local se dá por dois motivos: primeiro pelo recurso ser local e também para que os participantes possam ter o melhor aproveitamento da aula. “Sabemos da necessidade dos profissionais de SC em formação e que muitos sentirão por não ter a chance deste momento, o que lamentamos por não ter recurso para absorver estes grandes nomes do cinema nacional por mais de uma aula; então entendemos ser justo possibilitar que nossos colegas da cidade tenham esta riqueza e generosidade da Anna Muylaert e do Eduardo Serrano que aceitaram de pronto nosso convite para compartilhar suas experiências e conhecimento, ainda que num tempo de só 03h.  Mas também sabemos do quanto irá contribuir imensamente para os participantes que colherão o máximo de cada minuto da oportunidade”, explica Dagma.

Mas como o FacineBC é um projeto que busca inclusão e ser democrático em todas suas ações no último dia do evento, dia 29 de abril, terá o ‘Encontro Criativo’, onde ambos, Anna e Eduardo, estarão num bate-papo ao vivo e aberto pelo canal do YouTube do FacineBC, falando sobre os processos criativos de um filme.

Confira as datas:

– De 05 a 20/03: Inscrições para as MasterClass (20 vagas cada, para moradores de Balneário Camboriú)

– 24/03: Divulgação dos Filmes Classificados para Mostra:

– 23/04: Master Class Roteiro – com Anna Muylaert

– 24/04: Master Class Montagem – com Eduardo Serrano

– De 25 a 28/04: Mostra FacineBC

– 29/04: Encontro Criativo – com Anna Muylaert e Eduardo Serrano.

Mais informações: e-mail facinebc@gmail.com. Toda a programação poderá ser acompanhada pelas redes sociais do FacineBC (Instagram @facinebc e facebook.com/facinebc).

Posts Relacionados

Associação de Surf de Balneário Camboriú lidera ação de arrecadação de donativos para o RS

Águas de Camboriú participa de Simpósio que debate qualidade da água do Rio Camboriú

Saúde Nota 10 entrega mais de 370 cartilhas nas escolas municipais de Camboriú

Projeto do Vitreo 271 conquista duas certificações internacionais de design

Confira o Boletim Epidemiológico de Camboriú

Saúde Nota 10 entrega mais de 370 cartilhas nas escolas municipais de Camboriú

Almoço do Dia das Mães na encantadora Pousada Estaleiro Guest House

Balneário Shopping sorteia carro elétrico e 10 finais de semana em Urubici, na Serra Catarinense, para celebrar o Dia das Mães

Megaconstruções de Balneário Camboriú exigem processos curiosos de execução — confira

1º Congresso de Concorrência e Regulação Portuária começa dia 2 de maio em Balneário Camboriú