Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Abril termina com ar frio se espalhando sobre o BR

Uma nova frente fria já entrou no Brasil neste domingo (25) e, nesta segunda-feira (26), seu ar polar vai começar a se espalhar por parte do Brasil. A queda de temperatura será sentida até em áreas do Norte do País.

As frentes frias acontecem o ano todo no Brasil, e várias já passaram por aqui esse ano. Mas o diferencial da frente fria desta última semana de abril é que sua massa polar é continental, ou seja, o ar frio de origem polar avança por dentro da América do Sul, e não pelo oceano. Assim, esse ar frio continua forte o suficiente para atingir áreas mais ao norte do continente, como a região da Amazônia.

Confira as regiões que serão influenciadas:

REGIÃO SUL

A massa de ar frio e seco da nova frente já avança pelo Sul do Brasil nesta segunda-feira (26) e derruba as temperaturas. O dia começa gelado em muitas áreas, especialmente do interior da Região. Durante a semana, o frio se espalha e aumenta. Porém, com o tempo aberto quase todos os dias na maior parte da Região, a sensação de frio não será tão grande durante o dia, mas sim durante as noites e madrugadas. Na quarta-feira (28), há possibilidade de geada entre as serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Já a faixa leste de Santa Catarina e do Paraná, por ficarem com mais nebulosidade, não terão uma queda da temperatura mínima tão acentuada. De forma geral, a semana será fria a amena, e a temperatura começa a entrar em elevação (principalmente as mínimas) a partir de quinta-feira.

Confira as temperaturas previstas para as capitais:

REGIÃO SUDESTE

A frente fria vai trazer muitas nuvens e umidade para o Sudeste, mas não vai trazer chuva muito volumosa. Entre terça e quarta-feira é que podem ocorrer algumas pancadas de chuva mais fortes entre o Rio De Janeiro e o Espírito Santo, e nesses dias a chuva também será frequente (apesar de não haver temporais) no litoral paulista, o que também pode acarretar volumes altos acumulados. A queda da temperatura começa a ser mais sentida a partir de terça-feira (27), principalmente nas áreas do leste e sul de São Paulo , no Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais, onde o tempo fica mais fechado. No decorrer da semana, a temperatura vai caindo também no restante de Minas Gerais e no Espírito Santo. No interior de SP, como a maior parte da semana será de tempo aberto, a queda da temperatura será mais acentuada durante as noites e madrugadas, mas as tardes ainda serão quentes (sem calor extremo).

Confira as temperaturas previstas para as capitais:

São Paulo Rio de Janeiro Vitória Belo Horizonte

REGIÃO CENTRO-OESTE

A frente fria, com seu ar frio continental, já entrou no Centro-Oeste neste domingo e causou uma grande queda das temperaturas! Em 24 horas, comparando a temperatura das 14h de sábado (24) com 14h deste domingo, o declínio foi de 10 graus na maior parte de Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso. Às 14h, fazia apenas 22ºC em Corumbá (oeste de Mato Grosso do Sul) e 25ºC em Campo Grande . Em Cuiabá , no sábado, o termômetro do aeroporto da capital marcou 34ºC às 14h, enquanto que, no mesmo horário deste domingo, fazia apenas 25ºC. Esse “friozinho” ainda vai continuar amanhã(26) nos dois estados. A partir de terça-feira, com o tempo mais aberto, as tardes já serão mais quentes, mas as noites e madrugadas serão frias, principalmente em Mato Grosso do Sul. Já em Goiás, a queda de temperatura não será significativa.

Confira as temperaturas nas capitais:
Cuiabá Campo Grande |

REGIÃO NORTE

Até a região Norte do Brasil vai sentir a entrada desse ar mais frio! O sul da Amazônia terá dias bem amenos até o meio da semana e não se pode descartar até uma friagem no Ac e RO, ainda que fraca. O choque desse ar frio e seco com o ar quente e úmido da Região vai causar a formação de nuvens bastante carregadas. Entre segunda e terça-feira, há risco de temporais no Acre, no norte de Rondônia e no Amazonas.

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para segmentos estratégicos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, investiu na instalação do LABS Climatempo, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), que atua na pesquisa e desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Em 2019, a Climatempo passou a fazer parte do grupo norueguês StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão, e dois anos depois, em 2021, uniu-se à Somar Meteorologia, formando a maior companhia do setor na América do Sul. A fusão das duas empresas impulsiona a Climatempo a ser protagonista global de fornecimento de dados e soluções para os setores produtivos do Brasil e demais países da América Latina, com capacidade de oferecer informações precisas de forma mais ágil e robusta.

O Grupo Climatempo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Posts Relacionados

Mulher é morta a facadas em Camboriú; autor do crime foi preso

Balneário Camboriú envia mais de 60 toneladas de mantimentos ao Rio Grande do Sul

Itajaí amplia vacinação contra gripe influenza para a população em geral

Polícia Militar de Itajaí apreende grande quantia de haxixe com valor estimado em R$ 700 mil

Itajaí tem mais de 50 vagas na área têxtil para contratação imediata nesta terça (07)

Ciclistas ganham totens gratuitos de manutenção a bikes no Centro de BC

Saúde Nota 10 entrega mais de 370 cartilhas nas escolas municipais de Camboriú

Camboriú disponibiliza vacina contra gripe para população

2° Edição do Degusta Camboriú na Vila Gastronômica vem ai!

FUCAM realiza 131 procedimentos de castração no primeiro dia de ação