Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Semasa é o único representante do Brasil em conferência global sobre saneamento

O diretor de Saneamento do Semasa, engenheiro sanitarista Victor Silvestre, será um dos palestrantes da Global Water Artificial Intelligence Data Usage Innovation Congress 2021 (Congresso Mundial de Inovação e Inteligência Artificial em Sistemas de Abastecimento de Água 2021). O convite foi feito pela London Business Conferences Group, do Reino Unido.

A autarquia de Itajaí será a única representante do Brasil no evento, a ser realizado nesta terça e quarta-feira (27 e 28). A palestra, ministrada em inglês, terá 35 minutos de duração e será aberta para perguntas dos participantes. O objetivo do evento é demonstrar experiências de serviços públicos de saneamento de vários países que representam inovação e tecnologia na gestão e operação de sistemas de distribuição de água.

Além de Itajaí, representantes de companhias de saneamento de Madri (Espanha), Cidade do Cabo (África do Sul), Melbourne (Austrália), Porto (Portugal), Manila (Filipinas) e pelo menos cinco companhias do Reino Unido, entre elas uma companhia escocesa, já estão confirmados como palestrantes.

Tecnologia reduz perdas

A temática abordada por Itajaí está relacionada com as formas de maximizar os dados através da tecnologia para gerenciar a rede de abastecimento, reduzir os vazamentos e melhorar a qualidade dos serviços.

“No Semasa temos atuado fortemente na modernização do sistema de abastecimento, com uso de tecnologias que nos permitem monitorar a operação e os problemas, remotamente, através de um sistema combinado de rádio e fibra ótica que subsidia o sistema de telemetria. Esse é um dos trabalhos que serão apresentados na conferência global”, diz o diretor.

O sistema de controle de telemetria do Semasa funciona de duas maneiras. Uma delas monitora a distribuição de água, identifica falhas e opera o sistema de bombeamento a distância, com apoio de operadores. A autarquia também utiliza sistemas combinados com o apoio de programação, que atuam no bombeamento de água, de forma automática, sem o auxílio humano.

Isso significa que o software identifica automaticamente as leituras de pressão no sistema e controla o bombeamento de água, para que os níveis de pressão estabelecidos sejam mantidos até o consumidor. Com isso o Semasa consegue agir mais rapidamente em casos de vazamento, além de regular melhor a pressão, evitando perdas e possibilitando uma melhor prestação de serviço.

Após a realização do evento, o conteúdo ministrado será disponibilizado no site do Semasa, para que os consumidores tenham acesso livre. “É uma honra receber este reconhecimento e poder representar Itajaí e a autarquia em um congresso mundial, na presença de profissionais de diversas partes do mundo, para mostrar o que temos feito para aprimorar o saneamento e consequentemente a vida das pessoas”, completa.

Em função das medidas de restrição, o evento ocorrerá on-line, o que permitirá que o case de Itajaí seja acompanhado em todo o mundo.

Posts Relacionados

Vigilantes escolares de Itajaí receberão reforço no treinamento após episódios de roubos de armas

Itajaí Shopping lança campanha anual com presentes que se completam ao longo de 2024

Campanha do agasalho Karsten arrecada roupas de inverno para pessoas em situação de vulnerabilidade social

Balneário Camboriú já destinou 160 toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul

Projeto Visite Balneário Camboriú e Região Costa Verde & Mar estará nesta semana em Minas Gerais

Grupo Oceanic destina valor da venda de ingressos online ao Rio Grande do Sul em gesto solidário

Mulher é morta a facadas em Camboriú; autor do crime foi preso

Balneário Camboriú envia mais de 60 toneladas de mantimentos ao Rio Grande do Sul

Itajaí amplia vacinação contra gripe influenza para a população em geral

Polícia Militar de Itajaí apreende grande quantia de haxixe com valor estimado em R$ 700 mil