Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Um projeto de lei e um projeto de resolução aprovados na sessão desta quarta (07)

Os vereadores de Balneário Camboriú aprovaram dois projetos na sessão desta quarta-feira (07), um de autoria do Poder Executivo e um de vereadores.

O Projeto de Lei Ordinária 77/2021, do Executivo, aprova deliberação do Conselho da Cidade (CONCIDADE-BC) e autoriza o Poder Executivo Municipal a analisar como projeto especial o empreendimento denominado “Nova Expansão do Balneário Shopping”, para ampliação do segundo pavimento, aumento do pé direito dos pavimentos e execução facultativa das vagas de garagem para esta expansão.

O texto aponta as contrapartidas exigidas do empreendedor: a construção de calçadas em ruas do Bairro dos Estados (especificadas no Anexo IV do projeto), numa área de aproximadamente 23.142,00 m² e no valor estimado de R$ 3.124.170,00; e a execução de obras no sistema público de drenagem pluvial pela Av. Santa Catarina, entre a Rua Acre e Aqueduto, interligando à rede pluvial existente (na Av. do Estado), incluindo projeto, material e mão de obra, num valor estimado de R$ 1.092.339,00. Essas obras deverão ocorrer sem ônus ao poder público.

O PL foi aprovado após ampla discussão, com 17 votos favoráveis e um contrário, e segue agora para sanção do prefeito. Antes da votação do projeto em si, o plenário rejeitou um pedido de vista do vereador André Meirinho (Progressistas), com dez votos contrários e oito favoráveis, e um pedido de adiamento da votação do vereador Marcelo Achutti (MDB), com dez votos contrários, seis favoráveis e duas abstenções.

Responsabilização por notícias falsas

O Projeto de Resolução 13/2021, de autoria do vereador Eduardo Zanatta (PDT) e subscrito por outros 13 vereadores, foi incluído na pauta a pedido de Zanatta, com anuência do plenário.

A proposição altera a Resolução 550/2015 para responsabilizar os vereadores pela prática de notícias falsas e desinformação nas publicações em redes sociais. A Resolução 550/2015 estabelece procedimentos disciplinares, cria o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Legislativo e dá outras providências.

O Art. 13 da Resolução elenca os casos em que o vereador poderá sofrer perda temporária do exercício do mandato (de um a trinta dias), e o projeto acrescenta inciso que prevê a medida para o parlamentar que “dolosamente publicar, propagar, expor, divulgar, encaminhar ou compartilhar, por meio da internet e das redes sociais, qualquer notícia falsa ou que distorça fatos de modo a iludir ou confundir os cidadãos”.

A proposição foi aprovada com 13 votos favoráveis e cinco ausências, e segue para promulgação do presidente da Mesa Diretora da Câmara.

Confira no quadro ao final da matéria as deliberações das outras proposições constantes na pauta da sessão, e leia o relatório das votações clicando aqui.

Uso da tribuna e entrega de título honorífico

No início da reunião, a presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Denize Aparecida da Costa Leite, fez uso da tribuna para apresentar os projetos desenvolvidos e ações futuras da autarquia, em atendimento ao Requerimento 17/2021, do vereador Marcos Kurtz (Podemos).

Também foi feita a entrega de um título de Cidadão Honorário de Balneário Camboriú, de autoria do vereador David LaBarrica (Patriota) e aprovado pelo plenário em 2020, ao senhor José Jesus Wagner (Projeto de Decreto Legislativo 20/2020).

PROPOSIÇÕES DA SESSÃO ORDINÁRIA DE 07.07.2021

Projeto de Lei Ordinária 94/2021 

Autor: Poder Executivo

Altera dispositivos que especifica da Lei Municipal nº 3.945/2015, a qual dispõe sobre as atividades de análise dos processos de licenciamento ambiental, da instituição da Taxa de Prestação de Serviços Ambientais no Município de Balneário Camboriú, cria funções gratificadas e dá outras providências.

Apresentado em 1ª discussão

Projeto de Lei Ordinária 97/2021 

Autor: Poder Executivo

Autoriza o Executivo a indenizar área de terra que especifica, em favor de Fernanda Lami, destinada ao Plano de Mobilidade Urbana – prolongamento da Avenida Martin Luther.

Apresentado em 1ª discussão

Projeto de Lei Ordinária 109/2021 

Autor: Poder Executivo

Altera dispositivo da Lei Municipal nº 3.638/2013, que autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal a firmar Termo de Concessão de Uso de Bem Imóvel Público com a Associação de Pais e Amigos do Autista – AMA Litoral SC.

Apresentado em 1ª discussão

Obs.: O projeto foi incluído na pauta a pedido do vereador Nilson Probst (MDB), com anuência do plenário.

Requerimento 21/2021 

Autor: vereador Omar Tomalih (Podemos)

Solicita que o(a) diretor(a) da CELESC em Balneário Camboriú ou região que abranja o município preste esclarecimentos ao Legislativo sobre os acidentes ocorridos na Subestação Praia Brava no início de julho e sobre assuntos pertinentes ao desenvolvimento urbano.

Aprovado

Obs.: O requerimento foi incluído na pauta a pedido do autor, com anuência do plenário.

Posts Relacionados

Associação de Surf de Balneário Camboriú lidera ação de arrecadação de donativos para o RS

Águas de Camboriú participa de Simpósio que debate qualidade da água do Rio Camboriú

Saúde Nota 10 entrega mais de 370 cartilhas nas escolas municipais de Camboriú

Projeto do Vitreo 271 conquista duas certificações internacionais de design

Confira o Boletim Epidemiológico de Camboriú

Saúde Nota 10 entrega mais de 370 cartilhas nas escolas municipais de Camboriú

Almoço do Dia das Mães na encantadora Pousada Estaleiro Guest House

Balneário Shopping sorteia carro elétrico e 10 finais de semana em Urubici, na Serra Catarinense, para celebrar o Dia das Mães

Megaconstruções de Balneário Camboriú exigem processos curiosos de execução — confira

1º Congresso de Concorrência e Regulação Portuária começa dia 2 de maio em Balneário Camboriú