Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Programa Estuário do Rio Camboriú 2030 é apresentado na Tribuna Livre a convite do Vereador André Meirinho

A Tribuna Livre da sessão legislativa desta terça-feira (06/07) foi reservada a pedido do vereador André Meirinho, membro da Comissão de Preservação do Meio Ambiente e Turismo, para apresentação do Programa Estuário do Rio Camboriú 2030 pelo convidado Dr. Marcus Polette, professor e pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI e coordenador do referido programa.

O Programa Estuário do Rio Camboriú 2030 busca a revitalização, a recuperação, a revitalização e a proteção do Rio Camboriú.  Na forma de projeto de pesquisa coordenado pela UNIVALI, o programa agrega diversos dados, aspectos e dimensões num diagnóstico que inclui monitoramento de qualidade ambiental e busca identificar causas e efeitos dos problemas do rio Camboriú. Para isso, conta com apoio do Comitê da bacia do Rio Camboriú e Contíguas, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural de Santa Catarina – EPAGRI, envolve os dois municípios da bacia e é financiado pela Marina Tedesco.

Na explanação, o pesquisador Marcus Polette (Dr.) apresentou as macrotendências da bacia hidrográfica do Rio Camboriú, com dados referentes aos problemas socioambientais e econômicos, incluindo aspectos de uso e ocupação do solo, limites populacionais, desigualdade do PIB per capta entre Camboriú e Balneário Camboriú, bem como a poluição pela falta de saneamento em Camboriú e problemas relativos aos empreendimentos náuticos que acabam impactando a qualidade ambiental do estuário do Rio Camboriú e da praia central  (enseada) de Balneário Camboriú.

“A situação hoje do rio Camboriú é  péssima, isso fica muito evidente nas análises da qualidade da água, que demonstrou que 76% das amostras coletadas mostram que a qualidade do rio Camboriú é péssima, e 22% colocam a qualidade como medíocre”, afirmou o pesquisador.

Dr. Polette também falou das dificuldades para garantir abastecimento e da importância, mediante esses dados, de ações integradas. Por isso a proposta do programa.

Assista a apresentação completa em https://youtu.be/WudCBi57Bng

Posts Relacionados

Associação de Surf de Balneário Camboriú lidera ação de arrecadação de donativos para o RS

Águas de Camboriú participa de Simpósio que debate qualidade da água do Rio Camboriú

Saúde Nota 10 entrega mais de 370 cartilhas nas escolas municipais de Camboriú

Projeto do Vitreo 271 conquista duas certificações internacionais de design

Confira o Boletim Epidemiológico de Camboriú

Saúde Nota 10 entrega mais de 370 cartilhas nas escolas municipais de Camboriú

Almoço do Dia das Mães na encantadora Pousada Estaleiro Guest House

Balneário Shopping sorteia carro elétrico e 10 finais de semana em Urubici, na Serra Catarinense, para celebrar o Dia das Mães

Megaconstruções de Balneário Camboriú exigem processos curiosos de execução — confira

1º Congresso de Concorrência e Regulação Portuária começa dia 2 de maio em Balneário Camboriú