Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú firmam acordo para construção de túnel no Itajaí-Açu e transporte integrado na região

Os municípios de Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú deram o primeiro passo para o maior projeto de interligação regional no estado de Santa Catarina. A construção do túnel no rio Itajaí-Açu é a obra mais audaciosa do Projeto de Mobilidade Integrada da Região da Foz do Rio Itajaí. Nesta segunda-feira (12), as cidades enviaram os documentos para a autorização de aporte financeiro do Banco Mundial junto à União. Além da obra de infraestrutura, o projeto implantará uma rede de transporte coletivo entre os 11 municípios da Associação da Foz do Rio Itajaí (Amfri) com a utilização de veículos elétricos e reurbanização de vias.

A proposta foi apresentada pelo corpo técnico da Amfri na última sexta-feira (09), com a participação dos prefeitos de Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú. O novo modelo de mobilidade contará ainda com a interligação entre Penha, Balneário Piçarras, Luiz Alves, Ilhota, Itapema, Camboriú, Porto Belo e Bombinhas.

Como avaliam os prefeitos
O projeto contou com o apoio das equipes técnicas dos três municípios e a aprovação de cada prefeito. Para Volnei Morastoni, de Itajaí, o projeto consolidará toda região como uma metrópole. ““Estes projetos são benéficos para todos os cidadãos. Temos como exemplo as várias obras que estamos conduzindo em nossa cidade com o Fonplata. Elas são rentáveis, pois são verdadeiros catalizadores de novos investimentos privados, além de garantirem significativa economia nos deslocamentos e qualidade de vida à população”, complementa Morastoni.

Para Fabrício Oliveira, prefeito de Balneário Camboriú, a iniciativa servirá de exemplo para outros municípios do Brasil. “Eles criam um clima de otimismo com as pessoas e investidores. Com certeza, temos muito mais a ganhar”, avalia Oliveira. “Navegantes tem ainda muito para crescer, será muito beneficiada e isso traz vantagens para toda a região”, afirma o prefeito Liba Fronza, de Navegantes. Para Liba, a nova ligação entre Itajaí e Navegantes refletirá positivamente em outros municípios da Amfri.

Túnel Itajaí x Navegantes
Depois da discussão e análise técnica, os municípios optaram por um túnel imerso ao invés de uma ponte para não inviabilizar a cadeia industrial nas margens do Itajaí-Açu, em especial a portuária. Projetado para a região da Barra do Rio, o túnel será baseado na travessia pensada para Santos e Guarujá.

O projeto ainda está em fase de detalhamento e elaboração. A obra deve contemplar seis pistas de tráfego de veículos, sendo duas exclusivas para o transporte público integrado entre as cidades, e uma célula central destinada exclusivamente à mobilidade ativa com ciclovia e passeio para pedestres.

A solução vem atender a uma das maiores demandas regionais das últimas décadas. Os cidadãos de Itajaí e Navegantes e toda região anseiam melhores condições de deslocamento e fácil acesso ao Aeroporto Internacional de Navegantes sem ter necessidade do uso da BR-101, por exemplo.

Sistema integrado
O STCR/AMFRI terá como solução viária um sistema rodoviário troncal que percorre a região no sentido Norte e Sul. O Sistema Central terá o modelo de Bus Rapid Transit (BRT) com a implantação de plataformas contínuas por meio de veículos elétricos.

Nos quatro eixos, o projeto atenderá a todos os municípios de compõem a Amfri. O sistema central conectará o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder até Camboriú. Os veículos atravessarão Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú. O Sistema Norte atenderá os municípios de Balneário Piçarras, Penha e Navegantes. Já Sistema Sul, abrangerá Bombinhas, Porto Belo e Itapema. Por fim, o Sistema Oeste terá três grandes linhas que interligarão Itajaí à Brusque; Itajaí à Ilhota; e Navegantes à Luiz Alves.

O sistema central terá frota composta exclusivamente por veículos elétricos com tecnologia de carga rápida. Já os Sistemas Norte, Sul e Oeste terão frotas de ônibus movidas à diesel com a tecnologia Euro VI. A utilização de frota elétrica traz uma proposta moderna e sustentável para toda a região.

A frota de ônibus prevista será de 81 veículos, sendo 44 movidos à energia elétrica e 37 movidos à diesel com a tecnologia Euro VI, já incluídos uma frota reserva de 4 ônibus movidos à eletricidade e 4 movidos à diesel. A frota contará com ônibus de 12 metros, 18 metros (articulados) e 24 metros (biarticulados).

O STCR/AMFRI prevê ainda investimentos em reurbanização e implantação de 105 quilômetros de novas ciclovias que se juntam aos 108 km já existentes para formar uma rede que permita ao usuário combinar o deslocamento por bicicleta com o uso do transporte coletivo.

Todas essas transformações na região estão previstas para iniciar sua implantação em 2024 e o prazo de entrega é de quatro anos. As mudanças serão garantidas financeiramente pelo Banco Mundial, com responsabilidade de execução dos municípios de Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú, em gestão compartilhada também com Penha, Balneário Piçarras, Luiz Alves, Ilhota, Itapema, Camboriú, Porto Belo e Bombinhas.

Posts Relacionados

21º Congresso Brasileiro de Contabilidade promete aprimorar conhecimentos contábeis e gerar negócios

Ondas excelentes marcam a abertura do Circuito Surf Talentos Oceano 2024 em Garopaba(SC)

Construsul BC estreia com sucesso e confirma edição 50% maior para 2025

Brasil vacina apenas 22% do público-alvo contra a gripe, aponta Ministério da Saúde

Zoom 80´s Club traz de volta os bons tempos de BC

Balneário Camboriú recebe unidade da SuperGeeks

Com estreia otimista, Construsul BC reúne milhares de profissionais da Construção Civil em Santa Catarina

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros