Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Audiência pública vai discutir o tema “Cidades Inteligentes” em Itajaí

Evento proposto pelo vereador Marcelo Werner está marcado para a próxima segunda-feira, dia 19.

Já pensou morar em uma cidade totalmente voltada para a qualidade de vida dos moradores? Construída com base no planejamento? Que otimiza a utilização de recursos? Essas são características das “Cidades Inteligentes”, também chamadas de Smart Cities, um novo modelo de cidade que vem ganhando cada vez mais espaço, pois possibilita a interação das pessoas. Nesse modelo, a tecnologia é usada de modo estratégico para melhorar a infraestrutura, a mobilidade urbana, a energia, criar soluções sustentáveis, além de outros serviços necessários para servir melhor os cidadãos.

Para uma cidade se tornar inteligente o caminho é longo, pois não basta, por exemplo, a economia local ser forte, mas a riqueza mal distribuída. Também não adianta gerar empregos e, ao mesmo tempo, aumentar os índices de poluição ambiental. Segundo o Ranking Connected Smart Cities 2020, São Paulo é a cidade mais inteligente e conectada do Brasil. O estudo, elaborado pela Urban Systems em parceria com a Necta, está na 6ª edição e mapeia os 673 municípios com mais de 50 mil habitantes, com o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.  O segundo lugar ficou com Florianópolis (SC), seguida por Curitiba (PR).

Itajaí aparece na 18ª colocação do ranking geral, mas existem potencialidades locais para que o município alcance o topo da lista, principalmente porque a cidade está em constante movimento, se consolidando como um local de investimentos empresariais, prediais e sociais.

Para fomentar as discussões sobre o tema “Cidades Inteligentes” no município, o presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Marcelo Werner (PSC), está promovendo uma audiência pública. O evento está marcado para a próxima segunda-feira, dia 19, às 18h30min, e deve acontecer no formato híbrido, com participações presenciais na Câmara, respeitando as regras sanitárias, e participações online.

“É muito importante debater esse tema agora, pois nos preparamos para a era pós-pandemia, onde o uso e incremento das tecnologias se acelera. Precisamos colocar a nossa cidade como protagonista nessa área, para que ela continue sendo atrativa aos investidores e, ao mesmo tempo, forneça qualidade de vida para quem mora aqui”, destaca Werner.

Serviço:

O que: Audiência pública sobre Cidades Inteligentes

Quando: 19/07

Local: Câmara de Vereadores de Itajaí – Transmissão pelo canal do YouTube da Câmara

Horário: A partir das 18h30min

Convidados confirmados:

Deputada Federal Ângela Amin (PP) – Tema de abordagem: Livro – Cidades Inteligentes e ações da Câmara dos Deputados.

Professor- Advogado, Conselheiro Estadual da OAB/Santa Catarina, Mestre em Direito, Professor de Graduação em Direito, Pós-Graduação, e na Escola da Magistratura e Mestrado em Políticas Públicas: Alexandre dos Santos Priess

Diretor Executivo  de Gestão Urbana Dalmo Vieira Filho – Tema de abordagem: Humanização das Cidades Inteligentes

Secretário do Desenvolvimento Urbano e Habitação de Itajaí Rodrigo Lamim.

Posts Relacionados

Construsul BC estreia com sucesso e confirma edição 50% maior para 2025

Brasil vacina apenas 22% do público-alvo contra a gripe, aponta Ministério da Saúde

Zoom 80´s Club traz de volta os bons tempos de BC

Balneário Camboriú recebe unidade da SuperGeeks

Com estreia otimista, Construsul BC reúne milhares de profissionais da Construção Civil em Santa Catarina

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa