Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

“Desajustada”, comédia solo sem falas é o novo trabalho da atriz Vanderleia Will

Após três décadas nas artes circenses, atriz estreia solo cômico; apresentações virtuais e gratuitas acontecem nos dias 26 e 27 de agosto

 

Dando continuidade nas pesquisas desenvolvidas pela atriz Vanderleia Will desde 2003 com o espetáculo “De Malas Prontas”, o novo projeto solo, “Desajustada”, segue a linha do humor sem palavras. A experiência virtual e gratuita será transmitida ao vivo, em quatro sessões, nos dias 26 e 27 de agosto de 2021, em dois horários às 16h e 20h, no Canal da Pé de Vento Teatro no Youtube –

www.youtube.com/CiaPeDeVento. Após cada sessão, será realizado um bate-papo com a equipe.

Vanderleia explica que o espetáculo presencial permanecerá inédito até que as condições sanitárias permitam a volta das apresentações nos teatros. “Enquanto isso, a apresentação online já dá um gostinho do que vem por aí”, antecipa a atriz.

O espetáculo, segundo a atriz, busca retratar a sensação de desajuste, de inadequação, que muitas mulheres já experimentaram e ainda experimentam na vida, por conta de cobranças já arraigadas na sociedade.

“As mulheres palhaças têm mostrado sua força ao convocar o imaginário coletivo a associar mulher e comédia de uma forma mais potente em busca da visibilidade. Nesse movimento elas se legitimam como protagonistas de discursos cômicos, materializam liberdade com a sua presença e se espalham para ocupar mais esse espaço”, destaca.

Para a atriz, as palhaças jogam com a desproporção e a descontração, e não são necessariamente discretas. “Palhaças são sensuais, grotescas, inteligentes, bobas, sacanas, ingênuas, fortes, frágeis, feias e bonitas. Tudo ao mesmo tempo. São protagonistas dos seus corpos, de seus gestos, de suas narrativas. Têm a liberdade de criar, de mostrar a sua forma de ver o mundo, de improvisar. Elas manipulam todas as suas qualidades e ações. Não são e não querem ser as mulheres aceitas socialmente. Não são e não querem ser as “perfeitas”, “gostosas”, “belas, recatadas e do lar”. Palhaças são sinônimos de resiliência e poder”, enfatiza.

O projeto, que marca o encontro de Vanderleia com a palhaça Lily Curcio, da Cia Seres de Luz Teatro/SP, que assina a direção do espetáculo, e a atriz Milena Moraes (Cia La Vaca/SC), que atuou como artista provocadora, foi financiado com recurso público oriundo do Edital de apoio às Culturas 2020 e contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/ Edição 2020.

“Desajustada” tem duração de 50 minutos e a classificação etária é de 14 anos. As sessões podem ser assistidas gratuitamente no www.youtube.com/CiaPeDeVento.

 

Sobre a artista:

Atriz, comediante, diretora e produtora cultural na cidade de Florianópolis, Vanderleia Will fundou em 1998, com outros artistas, a Cia Pé de Vento Teatro, com quem idealizou e realizou projetos importantes com foco na valorização do ofício do palhaço no Brasil. Dentre eles estão a “Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica”, o “Festival Internacional de Palhaços Ri Catarina”, o espetáculo “De Malas Prontas” e o espaço cultural Circo da Dona Bilica.

 

Sinopse:

Desajustada é um espetáculo cômico e sem palavras que utiliza o ridículo exacerbado de uma mulher condicionada ao seu cotidiano para refletir sobre uma estrutura social limitante. Gags, pitadas de mágica, truques e pequenas ilusões, colaboram para apresentar o panorama de um território ora patético, ora bombástico, mas sempre sob os domínios da atriz e palhaça Vanderleia Will.

 

Ficha Técnica: “Desajustada”
Criação e performance: Vanderleia Will/Cia Pé de Vento Teatro/SC

Direção: Lily Curcio/Seres De Luz Teatro/SP

Provocações: Milena Moraes/Cia La Vaca/SC

Concepção Iluminação e Cenografia: Eduardo Brasil

Trilha sonora original: Eduardo Guimarães

Figurino: Dé Beirão

Costureira: Iraci Machado Goulart

Identidade Visual: Daniel Olivetto

Assessoria de mágica: Junior Pezzato e Diogo Alvares

Filmagem e edição: Ana Clara Amaral

Fotos: Ana Clara Amaral e Eduardo Brasil

Assessoria de imprensa: Juliano Zanotelli Assessoria e Consultoria de Imprensa

Produção: Vanderleia Will

Realização: Cia Pé de Vento Teatro

Duração: 50 min

Classificação etária: 14 anos

 

Este espetáculo foi financiado com recurso público oriundo do Edital de apoio às Culturas 2020

Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/ Edição 2020

 

Serviço: Estreia do espetáculo “Desajustada”, de Vanderleia Will

Data: 26 e 27 de agosto de 2021

Horário das sessões: 16h e 20h

Local: Canal da Pé de Vento Teatro no Youtube (www.youtube.com/CiaPeDeVento)

Apresentação online e gratuita

Posts Relacionados

Michelle Souza aos 40 anos ,Uma história de Forca, Exemplo de Superação e Inspiração no Esporte

Blumenau terá concerto de jazz pela Tournée AF nesta quinta (9); show é gratuito

Não Há Mais Palavra é a 1ª exposição individual do artista Murilo Leal

Altas ondas na abertura do Circuito ASJ 2024 na praia da Joaquina

Sarau Escola SCAR de Criatividade acontece em nove cidades de Santa Catarina

Diário da Cidade

Dia das Mães: Blue Tree Premium Florianópolis celebra o amor materno com conforto e elegância

Diário da Cidade

Sofistic Hotel lança pacote especial para o fim de semana do Dia das Mães

Diário da Cidade

Santa Catarina ganha importante loja no segmento decor

2ª Mostra de Vitrines Assinadas Casahall segue até 21 de maio

Wishlist: conheça opções de calçados sustentáveis para o Dia das Mães