Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Brusque sedia primeira maratona de rua do país pós-pandemia no próximo domingo

1ª Fibra Fisio Marathon terá participação de 300 atletas inscritos e contará com a presença do maratonista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima e dos youtubers Gustavo Maia e Sérgio Rocha

O próximo domingo, 29 de agosto, entrará para história da cidade de Brusque, que sediará, pela primeira vez, uma prova de maratona. A 1ª Fibra Fisio Marathon promete movimentar a cidade com a presença de 300 atletas inscritos, vindos de Santa Catarina e outros oito estados do Brasil. A prova terá as modalidades de maratona (42,195km), meia maratona (21,1km), 10km, 5km e é uma realização da Fibra Fisio – maior Centro de Fisioterapia e Reabilitação Esportiva do Brasil instalado em Brusque, com patrocínio da Havan e organização do Centro de Performance e Saúde Grupo do Bay.

A prova tem chamado a atenção do público de corrida, sendo a primeira maratona de rua realizada no Brasil pós-pandemia. Além disso, o evento contará com a presença do medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima e dos jornalistas, youtubers e corredores Gustavo Maia, do ‘Programa Fôlego’ e Sergio Rocha do canal ‘Corrida no Ar’. “Estou super feliz de poder participar de um evento presencial, sem falar que é uma maratona e temos uma escassez de provas dessa dimensão no Brasil. É um novo mercado, em uma cidade que vai ver um evento dessa magnitude acontecer pela primeira vez”, comenta Maia, que acaba de lançar o livro ‘Em busca da maratona perfeita – uma jornada de 70 maratonas pelo mundo’.

O que mais chamou a atenção de Sergio Rocha para o evento, foi a forma como ele surgiu. Em um cenário pandêmico, com provas sendo adiadas em todo o país, a iniciativa do Centro de Performance e Saúde Grupo do Bay e da Fibra Fisio, que já tinha a intenção de promover uma prova de corrida de rua assim que foi inaugurada em Brusque, vai proporcionar um momento histórico para a cidade e para todos os atletas participantes. “O Grupo, que trabalhava o Projeto 42k, ou seja, treinava pessoas para correr sua primeira maratona, mesmo com a pandemia arruinando esses planos, conseguiu patrocinadores e apoiadores para fazer a própria prova. Foi isso o que mais me atraiu para participar, é algo que eu nunca vi acontecer antes”, enfatiza Rocha, que é autor do livro ‘100 coisas que todo corredor deveria saber’.

Nos últimos preparativos da prova, o educador físico Felipe Ristow, do Grupo do Bay, revela que a expectativa é a melhor possível. “Chegamos na semana da prova, é o momento em que tudo acontece. Estamos com tudo alinhado com o pessoal do trânsito, que fará a parte de fechamento de ruas e prestará segurança durante o percurso, que estará todo sinalizado. Teremos atletas de diversos estados do Brasil, muitos deles chegam já na sexta-feira na cidade. Teremos a presença de atletas com uma experiência maior, como também atletas amadores e aqueles que estarão realizando sua primeira prova de corrida. É importante dizer às pessoas que queiram assistir a prova, que se localizem em alguns pontos da Beira Rio, sempre com o cuidado de não haver aglomeração. Estamos seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos para o evento, mas ao mesmo tempo sabemos que é importante a presença da população, a fim de dar força e incentivo aos atletas que estarão participando”, comenta.

Entrega de kits e largada da prova

A entrega dos kits aos atletas será realizada no sábado, dia 28 de agosto, na sede da Fibra Fisio, das 9h às 17h.

A largada da prova acontecerá na estrutura montada em frente à Fibra Fisio, em horários diferentes para cada modalidade e em ondas. Maratona às 6 horas, 21km às 6h30, 10km às 6h50 e 5km às 7 horas. Largarão três atletas a cada cinco segundos. “Orientamos os atletas a chegarem ao local do evento com quinze minutos de antecedência, devido aos protocolos de segurança, a fim de evitar a aglomeração de pessoas. Todos terão sua temperatura aferida e terão que permanecer de máscara durante o período em que estiverem na arena da prova. Depois da largada, durante o percurso da prova, é opcional o uso da máscara. Na chegada da prova, o atleta receberá uma nova máscara, a medalha de participação e seguirá para área de dispersão’, explica Ristow.

Durante o percurso da prova, os atletas terão pontos de hidratação a cada três quilômetros. Além disso, atletas de meia maratona terão um ponto de isotônico e atletas de maratona, terão dois pontos de isotônico.

Os familiares que estarão assistindo a prova, principalmente na área de largada e chegada, deverão estar atentos ao distanciamento social. A parte de estacionamento contará com dois monitores orientando os atletas. Serão duas áreas, em frente à Vila Schlosser e também em uma área específica no pátio da Fibra Fisio. Vale lembrar que não haverá guarda-volumes na prova, então é importante os atletas se organizarem com relação aos seus pertences.

 “Nosso intuito é tentar surpreender os atletas que se inscreveram nessa prova. Será a primeira maratona de estrada do país pós-pandemia, e além disso, traremos várias novidades e atrações. Nosso pórtico de largada será algo inovador no Brasil. Teremos pontos temáticos no percurso, para dar um up de energia aos atletas. Por ser uma prova limitada a 300 participantes, tentamos fazer com que ela tivesse um pouco mais de vida, de motivação”, complementa Ristow.

A 1ª Fibra Fisio Marathon tem o patrocínio da Havan e da FibraFisio e conta com o apoio do Grupo do Bay, Unimed, NCA Malhas, OBarateiro, Cia da Meia, Kallango, D3 Brasil, Solo Água Mineral e Prefeitura de Brusque.

Serviço

1ª Fibra Fisio Marathon

Dia 29/08 – Brusque/SC

Provas de 42k, 21k, 10k e 5k

Crédito da Foto: Bruno de Almeida

A 1ª Fibra Fisio Marathon passará pelas duas avenidas Beira Rio da cidade de Brusque

Posts Relacionados

Zoom 80´s Club traz de volta os bons tempos de BC

Balneário Camboriú recebe unidade da SuperGeeks

Com estreia otimista, Construsul BC reúne milhares de profissionais da Construção Civil em Santa Catarina

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa

Construsul BC começa nesta terça-feira (23) no Expocentro de Balneário Camboriú

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana