Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Ferramenta gratuita do SENAR ajuda a garantir qualidade na produção de leite

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC) reforça aos produtores e trabalhadores rurais que atuam na produção de leite no Estado para aproveitarem mais uma oportunidade de conhecimento que o SENAR Nacional trouxe ao setor. Para auxiliar na segurança alimentar e nutricional da população, a entidade lançou, neste mês, a cartilha 287: “Bovinocultura: produção de leite conforme a IN 76 e 77 de 2018”.

O material disponibilizado gratuitamente na Coleção SENAR aborda os padrões de identidade e qualidade do leite cru e os procedimentos importantes desde a produção na propriedade rural até o estabelecimento beneficiador e processador de leite, estabelecidos nas Instruções Normativas nº 76 e nº 77 do Ministério da Agricultura.

Os produtores e trabalhadores da pecuária leiteira aperfeiçoarão seus conhecimentos e entenderão de forma mais detalhada os conceitos quanto ao resfriamento e armazenamento do leite em tanques resfriadores, os procedimentos de coleta e transporte de leite cru refrigerado a granel, além dos cuidados necessários com o produto de acordo com a normativa.

O material ainda traz informações referentes às análises das amostras do leite, que devem ser enviadas periodicamente à Rede Brasileira de Laboratórios de Controle de Qualidade do Leite (RBQL).

O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Zanluchi, destaca que as cartilhas e vídeos oferecidos gratuitamente pelo SENAR oportunizam fomentar o conhecimento com o acesso aos conteúdos ministrados nos cursos e treinamentos. “É um privilégio ao nosso produtor ter em mãos materiais tão ricos em informações que auxiliam na implementação de técnicas e inovações para garantir qualidade e elevar a renda das famílias”.

O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, ressalta que a cartilha reforçará o trabalho feito no Estado com os grupos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). “Com as ações da ATeG os produtores de leite contam com todo o apoio necessário para garantir as melhores tomadas de decisões, o planejamento adequado nas propriedades e para implementar ações práticas da produção. O conteúdo servirá como uma ferramenta a mais para auxiliar os produtores a seguirem os padrões de qualidade das Instruções Normativas nº 76 e nº 77 do Ministério da Agricultura”, conclui.

Outras cartilhas – Ao todo são mais de 170 títulos em diversas áreas do setor agropecuário disponíveis na Estante Virtual – Coleção Senar.

Se você preferir, pode visualizar as cartilhas por meio do aplicativo “Estante Virtual Coleção Senar”, disponível nas lojas da Apple e da Play Store.

AMPLIE CONHECIMENTOS

O SENAR oferece cursos gratuitos de formação profissional rural na área de bovinocultura de leite; produção de leite e seus derivados. Para obter informações entre em contato com o Sindicato Rural de seu município ou com o SENAR/SC.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo