Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

MEIs têm até esta quinta-feira (30) para regularizarem pendências

Os microempreendedores individuais (MEIs) inadimplentes com a Receita Federal têm até esta quinta-feira (30) para regular seus débitos. Esse é o alerta da Sala do Empreendedor de Marema, no oeste catarinense. Os auxílios e esclarecimentos aos empreendedores são realizados em estrutura no térreo do Centro Administrativo, situado na Rua José Gaspari, nº 69. A prestação de serviço gratuita ao setor empresarial local é realizada por meio do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.

Os pagamentos mensais atrasados de recolhimento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) ou a falta da entrega da Declaração Anual de Faturamento podem resultar em multa, bloqueio temporário do CNPJ, benefícios suspensos e impossibilidade de emitir notas fiscais. Além disso, os empreendedores irregulares correm o risco de ter o CPF inscrito na dívida ativa ou protestado em cartório. Caso o CNPJ for cancelado o empresário não poderá reavê-lo e também não poderá mais emitir notas fiscais.

A perda do CNPJ não quita a dívida e nem deixa de corrigí-la por meio de multas e juros, o que faz com que ela continue aumentando. Quem tem pendência com a Previdência Social será cobrado na Justiça e terá que pagar pelo menos 20% a mais sobre o valor da dívida para cobrir os gastos da União com o processo. No caso do ISS (imposto municipal), e do ICMS (imposto estadual), o CNPJ do microempreendedor será enviado para os governos locais e poderá ser inscrito como inadimplente na dívida ativa estadual ou municipal, gerando multas sobre o valor devido.

A agente local de desenvolvimento, Katiane Lunardi, orienta que o empreendedor que fizer a renegociação deve pagar a primeira parcela em dia. Além disso, para não esquecer de quitar as próximas a recomendação é deixar programado os boletos gerados para pagamento em débito automático. “É importante que todos que estão com débitos em aberto até 2020 busquem regularizar a situação para usufruir dos direitos do MEI, como os benefícios previdenciários”, comenta.

Sala do Empreendedor

A estrutura é um elo de aproximação da Administração Municipal com os empresários e a população. Entre os serviços disponibilizados estão: atualização de informações; orientações para abertura, alteração ou baixa da empresa; formalização de MEIs; emissão de certidões e guias diversas; suporte para o preenchimento da Declaração Anual do MEI; auxílio para emissão de notas fiscais; apoio, divulgação e incentivo para participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais; assessoria na parte burocrática e documental para processos licitatórios e oferta de cursos, capacitações e consultorias.

O horário de atendimento é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17 horas de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo telefone (49) 3354-0222 ou pelo e-mail saladoempreendedor@marema.sc.gov.br.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo