Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Águas de Penha apresenta programa de incentivo à igualdade racial à comunidade

Apesar da população negra representar mais do que a maioria no Brasil, ainda há racismo enraizado na sociedade. Com o objetivo de promover a igualdade e combater o preconceito, o grupo Aegea, através da concessionária Águas de Penha, apresentou para a comunidade local o programa Respeito dá o Tom, no plenário da Câmara de Vereadores, segunda-feira, dia 25.

Principal programa de incentivo à igualdade racial no ambiente empresarial do país, o Respeito dá o Tom tem como objetivo promover a equidade de oportunidades de acesso à empresa e de crescimento profissional dos colaboradores que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas. Da mesma forma, pretende que os ambientes de trabalho na empresa estejam livres de racismo, preconceitos ou atitudes que comprometem o respeito. Lançado em 2017, o programa desenvolve todas as áreas e funcionários da empresa, dos mais antigos aos mais novos, independentemente da posição que ocupam.

De acordo com a coordenadora corporativa do programa Respeito dá o Tom, Keilla Martins, em quatro anos o programa evoluiu rapidamente, ampliando a conscientização sobre a igualdade racial no mercado de trabalho. Através de comitês, o programa promove rodadas de conversas, palestras, fóruns e desenvolve outras ações voltadas para o combate ao racismo de forma geral. “O Respeito dá o Tom não é mais somente da Aegea, mas de todos nós, de toda a sociedade, de toda a comunidade local. Lutar e refletir sobre a pauta racial precisa ser uma soma de todos”, disse.

Em Santa Catarina o programa tem a coordenação de Maria Luiza Ferreira. Keila lembra que racismo não é vitimismo ou “mi-mi-mi”, mas uma forma de agressão. Ela conta que já foi vítima de racismo, agredida verbalmente e publicamente, chamada de preta, macaca e fedida. “Não quero que tenham pena de mim, quero respeito da mesma forma que tenho por todos”, disse durante a palestra na Câmara de Vereadores.

Ela ressalta que os negros lutaram muito para obter as conquistas atuais, mas reforça que ainda há muitas batalhas a serem vencidas. Keilla destacou o papel da Câmara de Vereadores ao permitir a realização da apresentação do programa para a comunidade no combate ao racismo.

Presente na apresentação, o vereador Luiz Fernando Vailatti destacou a importância da apresentação e sugeriu a realização de um novo encontro com a participação dos representantes dos movimentos sociais de Penha. De acordo com a presidente da Água de Penha, Reginalva Mureb, o objetivo de apresentar o programa para a comunidade é para que o combate ao preconceito e a luta pela igualdade social não fique apenas dentro do ambiente corporativo, já que o racismo, infelizmente, ainda está presente em todos os lugares.

Posts Relacionados

Itajaí contará com oficina gratuita de acessibilidade cultural

Campanha de recolhimento arrecada mais de 700 pneus em Itajaí

Crianças até 12 anos podem ser vacinadas contra a gripe em Navegantes

Cata Treco irá passar por 13 bairros de Itajaí no mês de maio

Fórum Sindical dos Trabalhadores de Itajaí é fundado

Campanha de Dia das Mães presenteia com kit exclusivo de talheres para servir no Itajaí Shopping

Celebração da cultura da paz une famílias no “Dia da Família” na Escola SESI de Itajaí

Água de Penha intensifica orientação a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti

FIESC apresenta em Itajaí programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Projeto fomentará apresentações de estudantes de Música no Mercado Público de Itajaí