Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Em audiência pública no Senado Federal, representantes locais defendem a manutenção da autoridade portuária no Porto de Itajaí

A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal debateu nesta terça-feira (26) a proposta de privatização do Porto de Itajaí. Representantes locais que participaram da audiência se mostraram contrários à mudança na autoridade portuária. O presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Marcelo Werner (PSC), participou do debate.

“Estamos aqui em Brasília trabalhando para que o município de Itajaí não tenha prejuízo nesse novo modelo portuário.  Queremos que o Porto continue sendo gerido pela administração pública, mas que os berços sejam privatizados para que a iniciativa privada possa investir e tornar o nosso Porto ainda mais competitivo”, ressalta Werner.

Após a audiência, ficou acordado que o município de Itajaí apresente, em até dez dias, um relatório com a sinalização do que o município entende que deve continuar com a gestão pública para que assim as lideranças políticas possam buscar novas audiências, tanto com o ministro dos portos como com presidente da República.

Autor do requerimento para o debate, o senador Esperidião Amin (PP-SC) disse que há clareza quanto ao fato de que a administração do porto de Itajaí já tem caráter privado. Ele afirmou, no entanto, em entrevista à Agência Senado, que a intenção dos representantes locais é manter um agente público como regulador do complexo quando da renovação de contrato de parceria prevista para o próximo ano.

“Uma autoridade portuária enxuta, com força, é o que a gente pretende. O modelo catarinense é um caso de sucesso, mesmo sem ferrovia interligando os portos, o que é um sonho desde 1870, mesmo sem essa facilidade e sem a via portuária concluída. O que queremos é aprimorar. Nós queremos focar em como a autoridade portuária pode ser pública, representando interesses do grande complexo, com capacidade regular” ponderou o senador.

Também participam o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, o vereador Beto Cunha (PSDB), o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Thiago Morastoni, o superintendente do Porto de Itajaí, Fabio da Veiga, e o prefeito de Navegantes, Libardoni Lauro Claudino Fronza.prefeito de Navegantes, Libardoni Lauro Claudino Fronza.

Posts Relacionados

Patinetes elétricos da JET contam com seguro para acidentes; saiba como funciona

Itajaí Shopping promove 1ª edição da Feira de Vinil de 2024

Contratação de lideranças do setor imobiliário marca início de nova fase da Lotisa em Santa Catarina

Águas de Penha e Rede Sustentável se unem em campanha de solidariedade

Itajaí inicia distribuição de uniformes de inverno e verão para cerca de 38 mil alunos

Praça do bairro São Paulo passa por revitalização em Navegantes

Almoço Festivo Nossa Senhora de Fátima, Comunidade São Roque Itajaí

Diário da Cidade

Feira de artesanato de Dia das Mães inicia nesta quarta-feira (08) em Itajaí

Semáforos do novo retorno de quadra da avenida Adolfo Konder serão ativados nesta quinta (09)

Nova sede do Conselho Municipal de Saúde de Itajaí é inaugurada