Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Audiência pública vai discutir proposta de adequação do Código Urbanístico

Está programada para a sexta-feira, 3 de dezembro, às 19 horas, a audiência pública para apresentar e discutir a proposta do Poder Legislativo Municipal, através do vereador Toninho Uller (Patriota), para adequação do artigo 224 do Código Urbanístico do município de Navegantes. A alteração visa corrigir uma distorção no artigo 224, da Lei Complementar nº 55/2008, que proíbe a instalação e operação de pátios de contêineres na Macrozona de Indústrias e Serviços 1, ou seja, na área situada à leste da rodovia BR–101.

Conforme a justificativa do proponente, a alteração se faz necessária para evitar que as operadoras de terminais de contêineres sejam impedidas de exercer suas atividades nos locais onde já estão instaladas – algumas já estavam instaladas nas áreas em questão antes mesmo da aprovação do Código Urbanístico Municipal em vigor, aprovado em 2008. Atualmente, as operadoras estão atuando na área à leste da BR–101 amparadas por medidas judiciais liminares.

Segundo informações fornecidas pelo Sindicato dos Terminais Retroportuários de Itajaí e Região – Sinter, a não adequação do artigo 224, do Código Urbanístico, poderá causar a perda de até 270 empregos diretos, 1.150 empregos indiretos e queda na arrecadação de tributos, impactando negativamente de forma direta nas atividades portuárias da Portonave e de toda a cadeia logística de Navegantes, além de tornar o município menos atrativo para novos investimentos no setor.

Toninho Uller argumenta ainda que a atividade, especialmente os pátios de contêineres, são fundamentais à economia de apoio à operação do Porto de Navegantes, de modo que ao Município convém estimulá-las, de forma organizada, antes de simplesmente impedi-las.

“Propomos que os pátios sejam autorizados na Macrozona de Indústria e Serviços 2 (Oeste da BR–101) e também em pontos estratégicos da Macrozona de Indústria e Serviços 1 (Leste da BR–101). Evita-se, com isso, uma abertura generalizada a esse tipo de operação na Macrozona 1, ao mesmo tempo em que se garante sua inserção em locais já adaptados à efeitos urbanísticos de operações similares”, concluiu.

A audiência acontecerá no auditório da Câmara Municipal de Navegantes, localizada à Rua Ezequiel Antero Rocha, 315, Centro, e toda a comunidade está convidada a participar. Antes de ser apresentada em audiência e posteriormente deliberada na Câmara, em duas votações, a proposta deverá ser apresentada e aprovada por maioria dos membros do Conselho da Cidade, em conferência a ser realizada pela Prefeitura de Navegantes na quinta-feira, 30 de novembro, em horário a ser divulgado pelo órgão.

Informações adicionais na Câmara Municipal de Navegantes pelo telefone (47) 3342-1818

Posts Relacionados

Itajaí contará com oficina gratuita de acessibilidade cultural

Campanha de recolhimento arrecada mais de 700 pneus em Itajaí

Crianças até 12 anos podem ser vacinadas contra a gripe em Navegantes

Cata Treco irá passar por 13 bairros de Itajaí no mês de maio

Fórum Sindical dos Trabalhadores de Itajaí é fundado

Campanha de Dia das Mães presenteia com kit exclusivo de talheres para servir no Itajaí Shopping

Celebração da cultura da paz une famílias no “Dia da Família” na Escola SESI de Itajaí

Água de Penha intensifica orientação a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti

FIESC apresenta em Itajaí programa inovador para auxiliar empresas na reinvenção

Projeto fomentará apresentações de estudantes de Música no Mercado Público de Itajaí