Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Trânsito será modificado no Centro de Camboriú para Festa do Divino

A festa do Divino Espirito Santo é a mais antiga da cidade e uma das mais tradicionais de Camboriú, sendo considerada um patrimônio cultural e histórico imaterial. Neste sábado, dia 20, às 18h, será a abertura dos festejos com o Cortejo Imperial, e às 19h30min a Missa Solene com a benção e entrega dos pães do Divino. Para a festa, o trânsito no Centro de Camboriú, será modificado. A Rua Lauro Muller vai ser interditada para veículos nesta sexta-feira, dia 19 e sábado, 20, das 18:00h às 23:00h e no domingo das 8h às 12h e das 18h às 23 horas.

Para a realização da 154ª Festa do Divino Espirito Santo a Prefeitura, com a aprovação da Câmara de Vereadores, vai investir mais de R$100 mil. Os investimentos são para a estrutura do pavilhão montado em frente à Paróquia, tendas, contratação do som, banheiros químicos, divulgação, telão de led, cadeiras e decoração. O evento conta com festejos populares, almoço e barraquinhas.

Saiba mais sobre a Festa

De acordo com o padre Marcio Vignoli, responsável pela organização do evento, trata-se de uma festa religiosa no âmbito do catolicismo, que reúne ritos religiosos e populares. Aqui em Camboriú se constitui num patrimônio cultural e histórico imaterial que já acontece há 154 anos. A festa teve seu início na localidade da Barra, onde foi a primeira colonização da região, com os açorianos. Tempos depois com o estabelecimento da Vila dos Garcia, a festa passou a ser celebrado no Centro, de Camboriú. É uma tradição portuguesa – trazida para o Brasil pelos açorianos – colonizadores da nossa região. Iniciou-se no século XIV, e começou com a Rainha Isabel, que mais tarde se tornaria Santa Isabel de Portugal – rainha santa da paz e da caridade, como é conhecida. A festa tem seus tradicionais símbolos como a pomba Branca que simboliza o Espírito Santo, as bandeiras e a corte ao casal imperial que simboliza a rainha Isabel e o seu esposo – o rei. Quando o Rei e rainha não podiam estar presentes, um casal se vestia de casal imperial e se fazia o cortejo. A festa é realizada tradicionalmente no Dia de Pentecostes, esse ano foi realizada em outra data por causa da pandemia da Covid-19.

Posts Relacionados

Associação de Surf de Balneário Camboriú lidera ação de arrecadação de donativos para o RS

Águas de Camboriú participa de Simpósio que debate qualidade da água do Rio Camboriú

Saúde Nota 10 entrega mais de 370 cartilhas nas escolas municipais de Camboriú

Projeto do Vitreo 271 conquista duas certificações internacionais de design

Confira o Boletim Epidemiológico de Camboriú

Saúde Nota 10 entrega mais de 370 cartilhas nas escolas municipais de Camboriú

Almoço do Dia das Mães na encantadora Pousada Estaleiro Guest House

Balneário Shopping sorteia carro elétrico e 10 finais de semana em Urubici, na Serra Catarinense, para celebrar o Dia das Mães

Megaconstruções de Balneário Camboriú exigem processos curiosos de execução — confira

1º Congresso de Concorrência e Regulação Portuária começa dia 2 de maio em Balneário Camboriú