Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Elenco do Brusque faz avaliação pré-temporada na Fibra Fisio

Jogadores fizeram testes relacionados à força, mobilidade e controle neuromuscular

O elenco do Brusque Futebol Clube realizou na última sexta-feira, 7 de janeiro, a primeira avaliação pré-temporada na Fibra Fisio. Os jogadores foram divididos em grupos para a realização dos testes e acompanhados pelo diretor médico e pelo fisioterapeuta do clube, Dr. Lucas Bremm e Dr. William Kvieskas, respectivamente e pelo fisioterapeuta da Fibra Fisio, Dr. Thiago Serafim.

“O objetivo é conseguirmos verificar antes da temporada, alguma disfunção relacionada à força, alteração de mobilidade e alteração de controle neuromuscular. A partir disso, conseguimos corrigir algumas coisas, para que no decorrer da temporada o atleta tenha menos chances de lesão”, comenta Serafim.

Durante a tarde e parte da noite, foram realizados no total quatro testes funcionais com os atletas, sendo os goleiros submetidos a cinco testes devido à alta exigência de membros superiores pelos mesmos. A partir da avaliação será possível direcionar um programa de treinamento preventivo para cada atleta. A avaliação de força foi feita por meio do equipamento Kineo Intelligent Load, da italiana Globus Corporation, muito utilizado na clínica tanto para avaliação quanto para tratamento. “Nele conseguimos identificar a quantidade de força que um indivíduo consegue produzir. Isso dentro do futebol é muito importante, porque muitas das lesões vêm de fraqueza muscular. Conseguimos verificar a quantidade de força da parte anterior e posterior de coxa, onde ocorrem lesões muito comuns. Além disso, conseguimos diferenciar um lado do outro, ou seja, se o atleta possui mais força na perna esquerda ou na direita, porque se a diferença for algo muito gritante, precisamos trabalhar para corrigir”, explica Serafim.

Esta é a segunda vez que o Brusque FC realiza a avaliação pré-temporada na Fibra Fisio e no decorrer do Catarinense, realizará os tratamentos necessários na clínica, contando com toda estrutura e know-how para ter um maior sucesso no tratamento das lesões. “Hoje o time do Brusque se sente privilegiado por poder fazer uso de toda estrutura que a Fibra Fisio oferece, não só para essa parte de início dos trabalhos, avaliação funcional física, mas também durante a temporada, na reabilitação dos atletas. Ter esta estrutura aqui, muito próxima, é algo importante e que fará toda a diferença no campeonato”, revela o diretor médico do clube, o ortopedista Dr. Lucas Bremm.

O fisioterapeuta do Brusque FC, Dr. William Kvieskas, que também realizou alguns testes com os atletas na estrutura da Fibra Fisio, ressalta a importância dos dados coletados nesta primeira avaliação. “Acreditamos que tendo dados fidedignos, fazendo avaliações e trabalhando com a fisioterapia baseada em evidências, conseguimos diminuir o número de lesões no clube. O intuito é avaliar os jogadores, ver os desequilíbrios musculares que esses atletas têm e com esses dados, trabalhar na prevenção das lesões. São dados que nos darão um embasamento muito grande para toda competição do Catarinense e depois para a Série B do Campeonato Brasileiro”, complementa.

O Brusque FC faz sua estreia no Campeonato Catarinense 2022 no dia 23 de janeiro, em partida contra o Concórdia às 16 horas.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril