Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Esportes SC zEsporte

Aberta a contagem regressiva para a etapa de Itajaí da Volvo Ocean Race

Aberta a contagem regressiva para a etapa de Itajaí da Volvo Ocean Race

Foi uma grande festa, um encontro de amigos ou, como definiu o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, um “Stammtisch” no mar. O evento NáuticaSC marcou no sábado, 16, a abertura da temporada náutica em Santa Catarina e o início da contagem regressiva para a etapa de Itajaí da Volvo Ocean Race (VOR), a maior regata do mundo. No sábado faltavam 110 dias para a cidade receber a competição, que estará em Santa Catarina da 5 a 22 de abril de 2018, quando a Vila da Regata estará recebendo as embarcações.

O NáuticaSC, evento criado para marcar a celebração, começou no final da manhã foi até o final da tarde ao embalo de músicas eletrônica e sertaneja que animaram as tripulações de cerca de 100 lanchas atracadas na Marina de Itajaí.  “Quando era governador em 2010 já tinha ideia essa ideia de fazer esse Stammtisch náutico. Na época não consegui, mas neste ano, na secretaria, consegui as parcerias que precisava, com a prefeitura de Itajaí, a Amfri (Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí) e a Marina de Itajaí”, contou o secretário Pavan.

A Volvo Ocean Race é conhecida como a competição mais longa e mais dura no esporte profissional e como um dos três grandes eventos no mundo da vela, ao lado dos Jogos Olímpicos e da America’s Cup. Considerada a Fórmula-1 dos Mares, a VOR terá na edição 2017-2018 a distância mais longa de sua história, navegando por quatro oceanos e com paradas em 12 cidades de cinco continentes, num total de 45 mil milhas náuticas. Única cidade da América Latina a sediar a regata, Itajaí receberá as equipes após a perna mais longa e mais difícil da competição, após sair de Auckland, na Nova Zelândia, e cruzar o Cabo Horn, no hemisfério Sul do planeta e considerado o mar mais radical do mundo. Por meio da SOL, o governo do Estado está investindo R$ 4,7 milhões com retorno estimado de R$ 100 milhões em movimentação financeira.

“É um grande orgulho hoje sermos esta referência náutica em Santa Catarina, que se afirma mesmo com o Estado tendo importantes polos ao longo de mais de 500 quilômetros de Litoral”, destacou o prefeito itajaiense Volnei Morastoni, lembrando que neste ano o município já tinha sido local de lançamento da campanha turística O Sul É Meu Destino. “O turismo move a economia, e eventos como esses têm uma forte relação com nossa vocação e identificação histórica”, ressaltou, acrescentando que no ano que vem será lançado pelos Correios um selo comemorativo à terceira etapa consecutiva da Volvo em Itajaí. Hoje, segundo a Associação Náutica Brasileira (Acatmar), Santa Catarina é o segundo Estado do país na fabricação de embarcações de passeio. Somente na Marina Itajaí houve um crescimento de 40% na movimentação de barcos em 2017 se comparado com o mesmo período do ano passado.

O secretário Pavan também destacou a importância dos eventos náuticos para Santa Catarina. “Não existem realizações sem atitudes. Em 2010, assinamos o contrato para a vinda pela primeira vez da Volvo Ocean para Itajaí. Neste ano, mais uma vez, apesar da forte concorrência de Salvador, conseguimos garantir novamente a etapa aqui no Estado”, relembrou. “Estamos na mão certa. Nosso turismo cresceu 6% nos últimos nove meses enquanto no país reduziu 6,5% em média, segundo o IBGE, e temos muito projetos ainda pela frente. Um deles é apresentar um projeto de lei, assim que voltar à Assembleia Legislativa, para definir o município de Itajaí definitivamente Capital Náutica de Santa Catarina”, acrescentou o secretário que é deputado estadual licenciado.

 

Histórico e itinerário

 

O município do Litoral Norte catarinense recebeu a VOR pela primeira vez na regata 2011-2012, quando mais de 250 mil pessoas visitaram a Race Village montada para a competição. Na edição 2014-2015, recebeu novamente o evento e foi a segunda maior etapa em público, com mais de 300 mil pessoas.

Itajaí será o oitavo porto da regata. Após largar em Alicante, os barcos passarão por Lisboa (Portugal), Cidade do Cabo (África do Sul), Melbourne (Austrália), Hong Kong, Guangzhou (China), Hong Kong novamente e Auckland (Nova Zelândia). Após a parada catarinense, as embarcações seguirão a Newport (Estados Unidos), Cardiff (País de Gales), Gotemburgo (Suécia) e Haia (Holanda). Há uma semana, os barcos saíram da Cidade do Cabo em direção à Austrália. A chegada à última estação está prevista para 20 de junho do ano que vem.

A previsão é que os primeiros barcos cheguem ao Litoral catarinense no dia 8. No dia 20 de abril será realizada a In-Port Race, uma competição que é realizada nos locais de parada. No dia 21, os barcos estarão abertos ao público e, no dia 22, será a partida das sete equipes competidoras para o próximo porto.

 

Fotos: Orval Molina – Divulgação/SOL

Posts Relacionados

Tratamento para pacientes com Diabetes Tipo 2 não será coberto pelos planos de saúde

Nova alíquota de importação deve impulsionar mercado de brinquedos em 2021

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Cambura vence o Juventus e volta para a liderança do Catarinense Série B

Minibasquete e atletismo nessa sexta-feira no JEBEQUINHO

Comemoração dos 40 anos de ginástica na praia foi nessa quinta-feira

Balneário Camboriú sedia Liga SC de Handebol Feminino nesse sábado

Atletas representam Balneário Camboriú na Liga Catarinense de Voleibol nesse domingo

Copa Yokohama de Karatê terá 15 atletas de Balneário Camboriú

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina