Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

ACIC anuncia o cancelamento da MERCOFLORA

Em nota distribuída hoje pela assessoria de imprensa, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) anunciou o cancelamento da Mercoflora, uma feira que reuniria em agosto deste ano as cadeias produtivas vegetais. Os problemas econômicos do País, o desinteresse do mercado e as peculiaridades da operação nesse ramo foram determinantes na decisão de cancelamento.

A seguir, a íntegra do comunicado oficial da ACIC:

“A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), em parceria com o Conselho das Entidades Empresariais (CEC), tratava desde 2015 do projeto de realização de uma nova feira especializada – a Mercoflora – iniciativa orientada para diversificar a matriz econômica regional. Essa nova expo-feira técnica deveria reunir quatro áreas básicas do universo vegetal: silvicultura, fruticultura, floricultura e olericultura.

“Entretanto, a crise que assola a economia brasileira e o surgimento de um quadro de instabilidade presente em importantes setores da vida nacional, levaram muitos parceiros – expositores, patrocinadores, apoiadores, organizadores etc – a reavaliar a viabilidade do projeto.

“É notório que, apesar da tênue reação de alguns indicadores, o quadro econômico dominante no Brasil, nesse momento, é de baixa taxa de confiança dos agentes econômicos e de escassa determinação para investimentos de parte dos empresários e empreendedores.

“Alia-se a isso o aparente desinteresse dos principais agentes da cadeia produtiva do universo florestal (silvicultura/fruticultura/floricultura/olericultura) em se integrarem ao projeto Mercoflora. Esses agentes operam esquemas de produção, comercialização e logística tradicionalmente ancorados em Curitiba (PR), São Paulo (SP) e em outros centros.

“A conjugação desses fatores foi determinante para a decisão de CANCELAMENTO da feira, definição agora adotada, formalizada e divulgada.

“As entidades proponentes julgam que, no futuro, o projeto da Mercoflora poderá ser reavaliado.  A ACIC e o CEC agradecem a cooperação recebida do Poder Público municipal, das agências, das empresas associadas da ACIC, das entidades empresariais e instituições universitárias Unochapecó, Unoesc, Udesc e UFFS, Facisc, SEBRAE, Epagri e Secretaria de Agricultura, entre outras instituições que contribuíram altruisticamente com o projeto, além do valioso trabalho voluntário da comissão organizadora e das comissões setoriais. Chapecó (SC), 05 de abril de 2017.”

Assinam o comunicado: Josias Mascarello, presidente da ACIC. Neloir Tozzo, presidente do CEC. João Carlos Scopel, coordenador geral da MERCOFLORA. Bento Zanoni diretor de feiras da ACIC. Vincenzo F. Mastrogiacomo, diretor de agronegócio da ACIC.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo