Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Aeroporto de Navegantes passa nesta quarta-feira por teste de acessibilidade

O Aeroporto Ministro Victor Konder, de Navegantes, foi o primeiro no Estado a passar por um simulado de acessibilidade, uma determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que faz parte da preparação para as Paralimpíadas. A ação ocorreu nesta quarta-feira e envolveu 50 pessoas, entre funcionários da Infraero, das três companhias aéreas que operam no aeroporto e pessoas com necessidades especiais – cadeirantes, pessoas com deficiência visual ou auditiva –, além de uma gestante e um treinador de cão-guia.

O grupo de voluntários enfrentou a fila de check-in, passou pelos procedimentos de segurança e pela sala de espera antes de entrar na aeronave. Os cadeirantes utilizaram o ambulift, uma espécie de caminhão-elevador que chegou no ano passado a Navegantes e comporta até quatro pessoas de uma vez — o aeroporto está entre os que mais utilizam o equipamento no país, segundo dados da Infraero.

Um a um os voluntários foram acomodados, de acordo com as regras de acessibilidade: usuários de cão-guia, por exemplo — deficiente visual ou treinador — ocupam, preferencialmente, os primeiros bancos. Os cadeirantes ficam nas fileiras do corredor, para facilitar a entrada e a saída. A manobra da cadeira exige perícia dos comissários porque o espaço no avião é pequeno. Depois que todos estavam sentados nas poltronas, começou a operação de desembarque.

Todo o procedimento, desde a chegada ao aeroporto, foi cronometrado pelos funcionários da Infraero, que anotaram as dificuldades das equipes. O resultado ainda será avaliado, mas já foi possível perceber o que precisa melhorar.

— Precisamos de mais agilidade no ambulift quando há mais pessoas para transportar — avalia Douglas Nardeli, coordenador de segurança do aeroporto, que acompanhou o simulado.

Toda a operação de embarque levou cerca de 40 minutos. Para alguns dos passageiros, foi a primeira experiência em uma aeronave — ainda que com os pés firmes no chão. É o caso do aposentado Bruno Carlos de Oliveira, 54 anos, que subiu no avião com o cão-guia Jhonny, que o acompanha há dois anos:

— Meu único problema seria com a ansiedade. Mas como não saí do chão, fiquei tranquilo e não tive problemas de acessibilidade.

Antes de ir embora, Bruno, que tem baixa visão e consegue enxergar vultos, pediu para parar em frente à aeronave com Jhonny para que o cão percebesse o seu tamanho. Um ato pensando em futuras viagens pelo céu.

Desafio no ar

Antes do simulado, funcionários da Infraero e das companhias aéreas em Navegantes já haviam feito um treinamento para melhorar o atendimento aos portadores de necessidades especiais. No ano passado, o aeroporto fez o transporte de mais de 20 paratletas que participaram de uma competição em Blumenau – foi a prova de fogo, com o primeiro uso “em série” do ambulift.

O equipamento foi comprado pela Infraero em 2015 e entregue a alguns aeroportos no país que não possuem fingers, aqueles túneis que levam até a porta da aeronave. Cada operação custa R$ 186 – valor pago pela companhia aérea, que não é repassado ao passageiro.

A chegada do ambulift aos aeroportos regionais facilitou o atendimento aos cadeirantes, mas ainda há o que melhorar. Susana Silva, 31 anos, é auxiliar administrativa em Itajaí e costuma viajar nas férias. Diz que já passou por situações constrangedoras dentro e fora do país.

— Nem todos os aeroportos têm equipamento para facilitar a entrada nas aeronaves. Já fui colocada em uma cadeira de elevação (que leva até a porta do avião) que não tinha apoio para os pés . E dentro do avião, já precisei me arrastar pelo chão para ir até o banheiro — conta.

O simulado deve ocorrer em aeroportos de todo o país. A expectativa é que os testes emJoinville e Florianópolis ocorram nos próximos dias.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo