Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Agentes públicos recebem Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de Camboriú

Agentes públicos recebem Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de Camboriú

O Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de Camboriú foi entregue à comunidade na tarde desta quarta-feira, dia 30. A cerimônia de apresentação, realizada no auditório da Prefeitura, contou com representantes de entidades que atuam com jovens e crianças na cidade, além de membros do Poder Público. Diferentes agentes se reuniram ao longo do ano passado para elaborar o documento, que prevê diretrizes, metas e ações para a garantia dos direitos ao longo dos próximos dez anos na cidade.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Camboriú, Rubia Costa da Silva, destacou em sua fala o Princípio da Prioridade Absoluta – estabelecido no artigo 227 da Constituição Federal – que determina como dever da família, da sociedade e do Estado assegurar com absoluta prioridade os direitos de crianças e adolescentes. Membros do CMDCA realizaram a entrega do Plano a representantes dos poderes Executivo e Legislativo, além de outros órgãos que têm responsabilidade na execução das metas previstas, como Ordem dos Advogados, Conselho Tutelar e polícias Militar e Civil.

Elcio Kuhnen, prefeito de Camboriú, reforçou o fato de que crianças e adolescentes são a população mais vulnerável da sociedade, portanto a que mais precisa de proteção quando se trata da garantia de direitos. “Parabenizo e agradeço a todos que se dedicaram a construir esse plano de metas e ações. A infância é feita de sonhos, mas muitas vezes esses sonhos se perdem porque os direitos são violados. Somos parceiros no trabalho de colocar essas metas em prática e transformar a realidade das crianças e adolescentes de Camboriú”, falou.

Entre os direitos assegurados por lei às crianças e adolescentes estão o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Além disso, também é função da família, sociedade e Estado proteger essa população de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

O Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de Camboriú foi desenvolvido pelo CMDCA com o apoio de organizações não governamentais que atuam no município, das polícias Militar e Civil, Poder Judiciário, Conselho Tutelar, fundações municipais de Esporte e de Cultura, secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento e Assistência Social. Uma edição do Plano está disponível na Biblioteca Pública para consulta da comunidade, junto à Fundação Cultural – Rua Hercílio Zuchi, s/n, fundos do Ginásio Irineu Bornhausen, Centro.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo