Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Alunos de CEI participam de projeto ambiental em Itajaí

As crianças recebem orientação da maneira correta de descartar óleo de cozinha utilizado

O Centro de Educação Infantil (CEI) Cândida Vargas, no bairro Cabeçudas, está desenvolvendo com a comunidade escolar o projeto: “Óleo vegetal, uma gota já faz mal”. O objetivo é informar e sensibilizar a comunidade em relação ao descarte correto do óleo de cozinha já utilizado, bem como o reaproveitamento deste produto de forma correta.

“Este projeto é uma proposta da Secretaria Municipal de Educação que visa contribuir com a preservação do meio ambiente, evitando a contaminação do solo e de mananciais hídricos”, explica a diretora da escola, Kátia Veiga Venâncio, acrescentando que um litro de óleo pode contaminar até 1 milhão de litros de água potável. “A proposta do projeto é se estamos fazendo a nossa parte. Se fazemos o descarte adequado e se estamos contribuindo com o meio ambiente”, questiona a diretora.

A professora Renata Barbosa da Silveira ficou incumbida de divulgar o projeto para os alunos e identificar a unidade de ensino como ponto de coleta de óleo, propondo diferentes ações que envolveram todas as turmas como: distribuição de panfletos informativos para a comunidade, palestras sobre os malefícios do óleo vegetal, envolvimento das famílias na coleta de óleo, produção de cartazes informativos, parcerias com empresas, contação de histórias com fantoches e figuras ilustrativas entre outras ações, que ainda estão acontecendo e que terá mais propostas durante este ano.

Cristiane Regina Bernardi Schaeffer, mãe do aluno Bruno que está na pré-escola, ressalta a importância de trabalhar com questões ambientais desde a educação infantil, “o intuito é formar cidadãos comprometidos e conscientes com o futuro do nosso planeta”, comenta.

“Com este projeto, conclui-se que a Educação Ambiental pode ser desenvolvida na Educação Infantil, pois as crianças estão sempre dispostas a novos conhecimentos, informações e reflexões sobre os assuntos ligados a Educação Ambiental”, concluiu Kátia Veiga Venâncio.

 

_____________________

Informações adicionais:
Secretaria Municipal de Educação
(47) 3249-3300

Posts Relacionados

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo

Concessionárias Aegea em SC investem 250 mi em abastecimento e esgotamento sanitário

Alunos do SENAI se formam no curso de Costura Básica Industrial em Brusque

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro

Inscrições para campeonato global de robótica em Blumenau estão abertas; saiba como participar