Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Alunos do CEM Taquaras visitam o Engenho do Seu Zé Gregório

Alunos do CEM Taquaras visitam o Engenho do Seu Zé Gregório

Os alunos do terceiro, quarto e quinto anos do Centro Educacional Municipal Taquaras, de Balneário Camboriú visitaram nesta terça-feira (05) o Engenho de Farinha de Taquaras. O dono, Seu Zé Gregório, faleceu esse ano, mas deixou a tradição para a família. Hoje, o Engenho do Seu Zé Gregório é o único engenho artesanal de farinha de mandioca da região.

O engenho produz uma farinhada por ano e sempre que isso acontece, o CEM Taquaras aproveita para visitar. Durante a visita, os alunos aprendem as diferenças entre o processo artesanal e o industrial. Também foram apresentados todos os passos da produção: descascar, ralar, secar e ralar novamente a mandioca.

Antes da visita, os alunos conheceram um pouco mais de Balneário Camboriú. Os professores Fábio Aurélio Castilho e Rúbia Martins organizaram uma contação de histórias sobre a cidade, desde o primeiro prefeito, as tradições, os pontos turísticos e até mesmo a explicação de cada nome dos pontos. O “Histórias a Bordo” faz parte do Projeto Oficinas, da Secretaria de Educação.

Para a gestora do CEM Taquaras, Saly Mara Beatriz do Amaral, a visita no engenho foi um momento de resgate cultural e da valorização da cultura local. “Aproveitamos o momento para fazer uma ponte com o empreendedorismo, comparando o modo artesanal e industrial da fabricação”, conta a gestora. Saly também ressalta a importância dessas aulas que produzem o aprendizado real. “Tudo que é significativo faz sentido. É essa a educação que acreditamos”.

Nesta quarta-feira (06) acontece a segunda etapa da farinhada. O produto será servido na festa “Raízes de Taquaras”, no próximo sábado e domingo (09 e 10), em frente ao CEM Taquaras.

________________________
Informações Adicionais:

Secretaria da Educação
(47) 3363-7144

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril