Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Alunos e professores da faculdade Avantis desenvolvem horta e banheiro com água da chuva

Cada vez mais em alta, as construções projetadas de forma sustentável, sem agredir ou comprometer o ambiente, são parte fundamental da matriz curricular do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Avantis. No último ano, a instituição apresentou dois projetos arquitetônicos sustentáveis: um banheiro que funciona com água da chuva e uma horta vertical feita de garrafas pet. Ambos integraram o Selo Social e foram desenvolvidos por acadêmicos do curso de Arquitetura, através do Escritório Modelo e orientados pelo professor Carlos Bortolatto.

PASSO A PASSO

Os vasos, que dão vida a horta vertical, foram todos feitos pelos alunos, que arrecadaram garrafas na própria faculdade. Neles foram plantados tempero verde, manjerona, orégano, dentre outros. Já o banheiro foi projetado através da ligação com uma caixa d’água que coleta água da chuva, que também é utilizada pelos servidores do setor da limpeza. Os estudantes que participaram do projeto foram: Marina Freitag Basso, Júlio Gregori Mota, Ketllyn Cristina Pereira, Pedro Funari Regatti, Perla Celeste Menezes Vidal e Luiza Figueiredo. Eles contam que a primeira fase desenvolvida foi o cálculo de quanto iriam gastar e do que precisariam para conseguir fazer os dois projetos.

Depois disso, idealizaram o projeto e passaram tudo para o papel, para somente então executar. Os acadêmicos salientam que a melhor parte foi exatamente a de colocar a ‘mão na massa’ e sair da frente do computador, que é o dia a dia deles. “Cada vez mais a sustentabilidade vem se mostrando necessária, não só em nossa área, como em todas as outras. O ecologicamente correto já é essencial para o mundo, a estética não é mais o único ponto importante em uma obra. Todas as empresas deveriam ter essa consciência ambiental. As hortas, por exemplo, são fáceis de fazer e podem ser feitas até por quem vive em apartamento”, acrescenta a acadêmica Perla. Os estudantes lembraram que existem hortas comunitárias em Balneário, mas que poucas pessoas sabem, já que há pouca divulgação sobre elas.

BENEFÍCIO PARA TODOS

Bortolatto afirma que a atuação dos alunos o surpreendeu positivamente. “Eles entraram de cabeça no projeto, estiveram empenhados desde o começo. Hoje esses nossos feitos ainda são destaques, mas esperamos que atitudes como essas se tornem cada vez mais comuns, pois o investimento para realizá-las é pequeno e ambos são fáceis de serem realizados”, afirma.

A coordenadora do curso, Tatiane Pires Passos, defende que apesar de ser algo simples é preciso força de vontade para realizar. “Os projetos aqui executados não impactam só a comunidade acadêmica, mas também a sociedade, já que ambos são abertos à visita de moradores da cidade. Ela lembra ainda que o curso foca no fato de que a construção civil agride o meio ambiente e que é preciso que os futuros arquitetos comecem a trabalhar para minimizar os resíduos. “Por esse motivo, os incentivamos desde cedo. Ficamos muito felizes porque os alunos adoraram participar dessas duas construções. Eles realmente cuidam da horta, a visitam com frequência para ver se está tudo certo. Temos projetos sustentáveis agendados para acontecerem todos os anos, inclusive neste”, finaliza.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo