Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Alunos promovem seminário sobre plástico e reciclagem no projeto Sindiplasc na Escola

Formar cidadãos mais conscientes com relação à sustentabilidade, transmitindo informações que permitam identificar que a reciclagem vai muito mais além do que simplesmente separar os resíduos. Esse é o objetivo do projeto Sindiplasc na Escola, desenvolvido neste ano pelo Sindicato da Indústria do Material Plástico e Artefatos de Borrachas do Oeste Catarinense (Sindiplasc), em parceria com a vice-presidência da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e o Colégio Dom Bosco, de Chapecó.

Na última semana, foi promovido um seminário na escola, onde os alunos apresentaram um trabalho sobre o plástico e sobre o que aprenderam durante o desenvolvimento do projeto. Na primeira etapa, foram feitas visitas às indústrias Azeplast e Plásticos Pasquali para conhecer os processos de produção. Na segunda etapa, os estudantes participaram de palestra com o presidente do Sindiplasc, Djalma Velho de Azevedo. Para o seminário, que marcou a última etapa do projeto, a escola recebeu a visita de alunos da Escola Básica Estadual Lara Ribas, o presidente do Sindiplasc, o diretor financeiro, Flavio Pasquali, e a secretária executiva da Vice-presidência da Fiesc, Soeli Fachi.

As estudantes Ana Maressa Bernardo, Natalia Fiorini, Yasmim Pyetra Pergher e Thayni Mikelli desenvolveram um trabalho sobre a fabricação, tipos e processo de reciclagem do plástico, cores das lixeiras e os cinco Rs: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar. “O projeto foi bom, aprendemos mais sobre o plástico e a reciclagem”, comenta Natalia. “Conhecemos o processo de fabricação, o uso dele no dia a dia e que deve ser reciclado”, complementa Ana. Para Yasmim, foi um aprendizado para o futuro. “Vou passar as informações para outras pessoas, o que é importante à economia e à sustentabilidade”, expõe. “Aprendi que o plástico é muito importante, o problema é não dar o destino correto, e percebi que a organização é fundamental para tudo o que fazemos”, conclui Thayni.

A reciclagem é preocupação constante do Sindiplasc que pretende, por meio dessa iniciativa nas escolas, aproximar o Sindicato da comunidade e alertar sobre a importância do reaproveitamento das embalagens pós-consumo. O objetivo é fazer com que a reciclagem seja um costume do dia a dia das pessoas. Para isso, ressalta Azevedo, o trabalho com crianças e adolescentes é fundamental, pois além de absorverem as informações e colocá-las em prática, atuam como multiplicadores, levando atitudes ambientalmente corretas para casa, junto da família. “Buscamos ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a indústria plástica e, em especial, a indústria da reciclagem plástica, e despertar o interesse pelo meio ambiente e pela reciclagem”, reforça.

Para a diretora do colégio, Annelise Schmidt, a escola precisar dar significado ao que se aprende na teoria. Atividades práticas são fundamentais para isso. “Buscamos parcerias para fazer essa ponte. A escola tem um projeto que veio de encontro ao tema abordado nessa iniciativa. A educação ambiental é uma atividade interdisciplinar, que vai desde a educação infantil até o último ano do ensino fundamental”, relata.

O Sindiplasc é associado à Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), que forneceu uma cartilha online com 21 perguntas e respostas sobre sacolas plásticas, que serão repassadas aos alunos e visitantes.

Posts Relacionados

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo