Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Aprovado projeto que cria Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal e Vegetal em Balneário Camboriú

Aprovado projeto que cria Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal e Vegetal em Balneário Camboriú

Foi aprovado nesta terça-feira (01), pela Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, o Projeto de Lei 0122/2017 que cria o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal/Vegetal de Balneário Camboriú (SIM-BC). Neste projeto também foi criado o Departamento de Vigilância Ambiental, que será vinculado à Secretaria de Saúde, e será responsável pelo serviço.

A coordenação e as atividades de inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal/vegetal serão efetuadas por profissionais habilitados em Medicina Veterinária. A equipe do SIM-BC será constituída por um coordenador, dois inspetores de fiscalização, dois assistentes administrativos e um técnico agrícola.

Segundo o secretário de Saúde, Jorge Teixeira, os produtos inspecionados receberão um selo de qualidade. “Agora, por exemplo, se os produtores de queijo, quiserem manipular esse produto e vender artesanalmente precisarão desse selo para comercializar. Será inspecionado por um médico veterinário a manipulação e isso melhorará a qualidade dos produtos vendidos para a população”, comentou.

O serviço irá funcionar no Departamento de Vigilância Ambiental, paralelo a Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica. “Inicialmente precisaremos estruturar o local, capacitar a equipe e elaborar o decreto que vai regulamentar a lei. Uma vez, devidamente estruturado, iniciaremos com um curso aos interessados a obter o SIM, nesse momento eles receberão uma cartilha e poderão iniciar a adequação do seu espaço físico. Após o curso haverão vistorias prévias de acordo com o requerido pelo interessado com carácter educativo. Após essas etapas os produtores receberão a inspeção do veterinário para efetivamente conceder a autorização”, explicou a diretora da Vigilância Sanitária, Jeanine Gamborgi Ramos.

Posts Relacionados

Os grandes nomes do marketing que estarão no Empreende Brazil Conference

Medidas preventivas para amenizar enchentes e inundações

Festival Conecta + reunirá grandes nomes da Comunicação e Desenvolvimento

Águas Azuis participa da SC Expo Defense 2024

Palestra na ExpoGestão vai ajudar executivos a comunicar com confiança

Sebrae/SC alerta a população sobre golpes virtuais aplicados sobre MEIs

Conheça histórias de sucesso de mães empreendedoras em Florianópolis

Obra no canal do Rio Águas Vermelhas pretende amenizar enchentes em Joinville

Oporto, em Porto Belo, é ponto de coleta de doações para vítimas das enchentes no RS

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis