Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Aprovado projeto que revê leis relativas ao comércio ambulante no município

Aprovado projeto que revê leis relativas ao comércio ambulante no município

Dezenas de vendedores ambulantes compareceram à sessão desta terça-feira (21) da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, para acompanhar a votação do Projeto de Lei 207/2018, do Poder Executivo, que revoga leis e altera, acrescenta e exclui dispositivos que especifica em leis relativas ao comércio ambulante no município, e que foi aprovado pelos vereadores.

O plenário ainda deliberou, na sessão, sobre outros quatro projetos de lei, onze moções, quatro pedidos de informação e 21 indicações.

Foi aprovado também o PL 22/2019, do Poder Executivo, que autoriza Balneário Camboriú a ingressar no Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Região da AMFRI.

Havia a previsão de uso da tribuna pela secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social de Balneário Camboriú, Anna Christina Barichello, no início da sessão, para tratar dos centros comunitários do município, mas ela não pôde comparecer devido a uma viagem de trabalho.

Projeto de Lei 207/2018

Por acordo do plenário, o Projeto de Lei 207/2018, do Poder Executivo, foi o primeiro a ser apreciado na Ordem do Dia. O PL revoga leis, altera, acrescenta e exclui dispositivos que especifica nas leis que instituíram o Código Tributário do Município – Lei 223/74, o Código de Normas e Instalação – Lei 300/74, e as Leis Ordinárias 238/73, 1308/93, 1748/97 e 2998/09, que disciplinam o comércio ambulante.

O projeto revê várias leis relativas ao comércio fixo e ambulante nas praias de Balneário Camboriú, além de estabelecer critérios para a venda em situações eventuais. O texto foi aprovado com 14 votos favoráveis, um contrário, uma abstenção e duas ausências.

O projeto tinha 16 emendas, feitas por diversos vereadores. No início da discussão do PL, foram retiradas pelos autores as emendas: 01, do vereador Gelson Rodrigues (PSB); 02 e 03, do vereador Patrick Machado (PDT); 05, do vereador Elizeu Pereira (MDB); 06, do vereador Roberto Souza Junior (MDB); 10 e 12, do vereador Joceli Nazari (Cidadania); 15, do vereador Aldemar Pereira/Bola (PSDB); e 16, do vereador Omar Tomalih (PSB). No momento da votação, foram retiradas pelos autores as emendas 09, de Joceli Nazari, e 14, do vereador Bola.

Foram aprovadas as emendas: 07, do vereador Roberto Souza Junior; 08, dos vereadores Patrick Machado, Juliethe Nitz, Elizeu Pereira e Roberto Souza Junior (acrescida de duas emendas modificativas ao texto da emenda – 01 e 02); 11, do vereador Joceli Nazari; e 13, do vereador Omar Tomalih (acrescida de uma emenda modificativa ao texto da emenda – 01).

Foi rejeitada a Emenda 04, do vereador Lucas Gotardo (PSB).

O projeto segue em tramitação no Legislativo para deliberação em redação final.

Projetos em 1ª discussão

Foram apresentados em primeira discussão os projetos 233/2017, do vereador Elizeu Pereira (MDB), que proíbe a venda e fornecimento do cachimbo do tipo narguilé, seus derivados e acessórios para menores de 18 anos no município; e 20/2019, do vereador Nilson Probst (MDB), que institui o banco de óculos para fornecimento gratuito de armações de óculos de grau.

Projetos em votação

O plenário aprovou o PL 22/2019, do Poder Executivo, que autoriza Balneário Camboriú a ingressar no Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Região da AMFRI (CIM-AMFRI). O consórcio tem como objetivo a promoção de licitações compartilhadas e a gestão associada de serviços e de políticas públicas, em áreas como infraestrutura e mobilidade urbana, segurança pública, educação e inovação tecnológica.

O texto foi aprovado com dez votos favoráveis, dois contrários, duas abstenções e quatro ausências, e segue para sanção do prefeito municipal.

Também do Poder Executivo, o Projeto de Lei 36/2019 dispõe sobre autorização para doação de bens patrimoniais móveis públicos que menciona ao Estado de Santa Catarina, através da Polícia Militar de Santa Catarina. O PL teve pedido de vista do vereador Marcelo Achutti (PP) aprovado com seis votos favoráveis, seis votos contrários e o voto favorável de desempate do presidente do Legislativo, Omar Tomalih.

Moções

Foram aprovadas as oito moções de congratulações que estavam na pauta.

A Moção 100/2019, de autoria do vereador mirim Felipe Werlang e apresentada através da Mesa Diretora do Legislativo, ao Instituto Sara Balneário, pelos relevantes serviços prestados à comunidade de Balneário Camboriú.

A Moção 101/2019, da vereadora Juliethe Nitz, à senhora Evandra Augusto Ventura, pelo seu relevante papel na história de Balneário Camboriú.

A Moção 102/2019, do vereador André Meirinho (PP), ao atleta Jackson Tortora Loureiro pela conquista do SBC SERBIAN BATTLE CHAMPIONSHIP – MMA, em 04 de maio de 2019.

As moções 103 e 104/2019, do vereador Omar Tomalih, respectivamente, à Igreja Comunhão Cristã Bethel, pela passagem do seu 14º aniversário de fundação em Balneário Camboriú, e à Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra de Balneário Camboriú, pela passagem dos seus cinco anos de instalação no município.

A Moção 105/2019, do vereador Nilson Probst, ao senhor Adriel Santos de Sousa, pelo trabalho desenvolvido na investigação contra um laboratório de drogas sintéticas.

E as moções 106 e 107/2019, também de Nilson Probst, respectivamente, à profª Dra. Rosilene Marcon, coordenadora do Programa de Doutorado de Administração da UNIVALI – Campus Biguaçu, e ao prof. Dr. Valdir Cechinel Filho, pela tese de doutorado “Modelo Propositivo para a Análise Estrutural do Turismo”, da doutoranda Edna Mello de Liz, sob a orientação do Dr. Miguel Angel Verdinelli (in memorian) e da Dra. Suzete Antonieta Lizote, defendida no dia 28 de março de 2018.

Foram incluídas na pauta e igualmente aprovadas as moções de congratulação 108 e 110/2019, do vereador Pedro Francez (PR), respectivamente, ao senhor Sebastião Claudir de Moura pelos 30 anos de trabalho prestado ao município como servidor público, e à Associação Grupo da Terceira Idade Balanço das Ondas, pela passagem do aniversário de 20 anos.

Igualmente de autoria de Pedro Francez, foi incluída na pauta e encaminhada a Moção 109/2019, de pesar aos familiares do senhor Arvelino Bini, em razão de seu falecimento, ocorrido no dia 18 de maio de 2019.

Relatório das deliberações

Confira o relatório das votações das proposições da Ordem do Dia clicando aqui.

Posts Relacionados

Construsul BC estreia com sucesso e confirma edição 50% maior para 2025

Brasil vacina apenas 22% do público-alvo contra a gripe, aponta Ministério da Saúde

Zoom 80´s Club traz de volta os bons tempos de BC

Balneário Camboriú recebe unidade da SuperGeeks

Com estreia otimista, Construsul BC reúne milhares de profissionais da Construção Civil em Santa Catarina

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa