Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Aprovados PLs relativos à concessão de espaços na Passarela da Barra e à Lei dos Parklets

Dois projetos de lei do Poder Executivo foram aprovados na sessão desta terça-feira (17) da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú.

O Projeto de Lei Ordinária 82/2021 autoriza o Executivo a realizar Concessão de Direito Real de Uso, de forma onerosa, de 2.100 m², parte integrante de uma área maior (de 3.409,37 m²) da Passarela da Barra, imóvel pertencente ao Patrimônio Público do Município de Balneário Camboriú, mediante a realização de processo licitatório.

De acordo com o texto, “a concessão das extremidades se dará para espaços atrativos, para atividades do setor de alimentação, de cultura, turismo, de tecnologia, lazer e, também, considerando a proposta de instalação de escritórios para aquela área”. O prazo da concessão será de 20 anos, admitida sua prorrogação por igual período.

O projeto foi aprovado com 17 votos favoráveis e uma abstenção. Foi aprovada também a Emenda 01, do vereador André Meirinho (Progressistas), pela unanimidade dos vereadores. Ela acrescenta a permissão ao concessionário de comercializar direitos à denominação (“naming rights”), com a autorização expressa do Poder Executivo. O PL segue em tramitação no Legislativo para deliberação da redação final.

Parklets

O Projeto de Lei Ordinária 93/2021 altera e acrescenta dispositivos que especifica à Lei Municipal nº 4.246/2019, a qual regulamenta a instalação e utilização de extensão móvel temporária de passeio público, através de plataformas com mobiliários urbanos denominadas “parklets”.

Segundo a sua justificativa, o projeto tem como objetivo ajustar questões técnicas na lei, visando melhor implementar a instalação e utilização dos parklets no município. Um dos ajustes propostos é que os locais tenham espaço para paraciclo (suporte físico para apoiar e prender bicicletas), com o mínimo de quatro vagas.

A proposição foi aprovada pela unanimidade dos vereadores presentes, juntamente com a Emenda 02, do vereador Alessandro Teco (Republicanos), que estabelece prazos para adequação às disposições no projeto. O PL segue em tramitação no Legislativo para deliberação da redação final.

1ª discussão

O Projeto de Lei Ordinária 52/2021 foi apresentado em primeira discussão, e denomina de “Complexo Cultural Júlio Batschauer Filho” a região correspondente à Praça Bruno Nitz, ao Teatro Municipal Bruno Nitz e à extensão da feira da Rua 200. Ele tem como autor o vereador Nilson Probst (MDB), e é subscrito pelos vereadores Alessandro Teco, Asinil Medeiros (PL), Elizeu Pereira (MDB), Juliana Pavan (PSDB), Marcos Kurtz (Podemos) e Victor Forte (PL).

Confira o relatório das votações clicando aqui, e a relação das moções aprovadas, e da moção de pesar, pedidos de informações e indicações encaminhadas na reunião, aqui.

Uso da tribuna

No início da sessão, o diretor-geral da Secretaria de Inclusão Social de Balneário Camboriú, Roberto Pereira de Faria, fez uso da tribuna, atendendo ao Requerimento 20/2021, do vereador Victor Forte. Faria falou sobre as ações realizadas pela Abordagem Social no município, e respondeu a questionamentos dos parlamentares sobre o assunto.

Posts Relacionados

Procuradoria da Mulher da Câmara de BC tem atendimento presencial

Balneário Camboriú disputa final do Catarinense de Voleibol neste domingo

Casa da Mulher oferece terapia de casal em grupo

Inscrições para projeto “Qualifica Camboriú” tem início na próxima segunda

Projeto Educação Musical e Autismo oferece palestra e curso nesta semana

Separação de recicláveis tem o melhor percentual para agosto em cinco anos

Paradesporto de Balneário Camboriú participa de ação inclusiva com acadêmicos da Univali

Prefeitura de Balneário Camboriú instala dois parques adaptados na cidade

Projeto Mente Ativa retoma atividades no Núcleo de Atenção ao Idoso

Balneário Camboriú conquista títulos em volta das competições de Duathlon

Handebol de Balneário Camboriú vence Etapa Sul da Liga Nacional Cadete

Oficina de defesa pessoal começa nesta terça-feira na Secretaria da Pessoa Idosa

Núcleo Jurídico da Acibalc realiza encontro para debater gestão de escritórios de advocacia

Núcleo de Desenvolvimento Sustentável da Acibalc convida empresários para debater mobilidade urbana

Balneário Camboriú registrou 20 novos casos de Covid-19 nesta sexta-feira

Secretaria de Educação, OAB e Vereador Meirinho buscam incluir noções de direito nas escolas municipais

Núcleo de Empresários de Camboriú promove encontro com empreendedores do município

Trânsito na Rodovia Osvaldo Reis e acesso às praias é tema de reunião entre autoridades de Itajaí e Balneário Camboriú

Vereador Cleber Torra Torra fiscaliza maternidade do hospital Ruth Cardoso

Dupla de Balneário Camboriú conquista bronze no Estadual Adulto de Vôlei de Praia