Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Área de estética mantém crescimento de 10% mesmo em anos de crise

Área de estética mantém crescimento de 10% mesmo em anos de crise

O mercado de estética foi pouco atingido pela crise e manteve o mesmo ritmo de crescimento nos últimos anos.

O Brasil está em 3º lugar no ranking de consumo de produtos estéticos, atrás apenas dos Estados Unidos e da China, movimentando mais de R$ 38 bilhões por ano, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Em Santa Catarina, segundo o Ministério do Trabalho, o crescimento médio do setor é de 10% ao ano,  fator que faz a exigência por profissionais qualificados crescer na mesma proporção. Segundo a coordenadora do curso de estética e cosmética da FASC (Faculdade de Santa Catarina), Franciane Buch, o setor é praticamente “imune” a balanços na economia.  “Em tempos de fartura ou de escassez, a busca por beleza e bem-estar é constante entre homens e mulheres”, diz. Buch salienta que a procura pelo curso na faculdade que coordena aumentou 32% em relação a 2017.

Entre os fatores que contribuem para o excelente desempenho no setor estético destacam-se a ascensão da mulher no mercado de trabalho, o aumento da expectativa de vida, as novas tecnologias e a expansão do mercado consumidor masculino, fator que fez a maior rede de estética masculina do Brasil, a “manezinha” Barbearia Vip, crescer mais de 500%.  De 6 lojas passaram para 28 em menos de três anos e planejam fechar 2018 com 40 franquias abertas em sete estados.

As graduações em estética e cosmética têm ganhado espaço nas universidades e apontam para uma exigência do mercado: a necessidade de os profissionais dominarem técnicas específicas. A crescente no mercado mostra que a estética faz essa interface direta com a saúde. “Isso demanda conhecimento técnico e não somente habilidades motoras; a estética vai além do embelezamento físico”, finaliza Buch.

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira