Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Artesanato catarinense é demonstrado em exposição no Rio de Janeiro

Artesanato catarinense é demonstrado em exposição no Rio de Janeiro

[themoneytizer id=”16208-1″]

“Entre Contrastes” tem entrada gratuita e segue até 12 de maio

 

 

A supremacia da indústria de produção tem ficado cada vez mais evidente ao longo dos anos, mas ainda assim há espaço para o manual e criativo. Novas técnicas e objetos confeccionados por artesãos, que utilizam resíduos industriais como matéria-prima provam que a junção das duas frentes pode resultar em arte. É por acreditar nisso que o Sebrae/SC promove, desde o dia 23 de fevereiro até 12 de maio, a “Entre Contrastes”, uma exposição que explora a qualidade do artesanato catarinense. As peças são produzidas única e exclusivamente a partir de resíduos da indústria têxtil e do papel celulose.

O evento ocorre no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro. Ao todo, participam 87 artesãos, de nove municípios, expõem o total de 612 peças, distribuídas em sete núcleos diferentes de produção.

De acordo com Simone Peluso do Sebrae/SC, Santa Catarina é reconhecida pela sua forte tradição na indústria têxtil, característica que está sendo potencializada pela produção artesanal de alto valor agregado, feita a partir de resíduos têxteis. “Os artesãos catarinenses vêm despertando atenção e conquistando destaque nacional e internacional com uma produção criativa e inovadora. Por isso, é importante uma exposição com artesanato catarinense conceitual e tradicional, que enaltece a vocação industrial do estado e dos setores Têxtil e de Celulose. Uma história que vai do artesanal que precede a indústria, de volta ao artesanal que é produzido a partir do seu resíduo”, conta.

A exposição tem como objetivo histórico e cultural divulgar o potencial de Santa Catarina, além de promover novas formas de artesanato com uma amostra da rica e variada produção catarinense a partir de uma criteriosa seleção de produtos. O evento reforça ainda a sustentabilidade e provoca  uma reflexão sobre como as pessoas vêm se comportando na sociedade do consumo, visando a conscientização e a mudança de hábitos.

Do ponto de vista educativo, econômico e social, valoriza e incentiva o trabalho do artesão. “Por ser um evento gratuito, o Sebrae/SC acredita que a exposição aproxima o artesão do público, além de proporcionar experiências, oportunidades de novos conhecimentos e ideias para futuros negócios. O artesanato tem se consolidado como importante fonte de renda para milhares de pessoas no país. Ao ser tratado com profissionalismo, pode inspirar novos artesãos a contribuir para a valorização do setor”, finaliza Sérgio Cardoso, diretor administrativo e financeiro do Sebrae/SC.

A exposição ocorre em cinco ambientes distintos que mostram o processo e setor de cada trabalho: o ofício – o tear artesanal (sala 1); a indústria – têxtil (sala 2); do resíduo a transformação – têxtil (sala 3); o cotidiano (sala 4); lúdico e novas possibilidades – papel e celulose (sala 5). No local ainda haverá salas de interatividade com exposição de produtos e painéis informativos. Equipamentos físicos para interação do público, instalações para percepções sensoriais e equipamentos audio-visuais e digitais.

O evento é gratuito e a visitação está aberta ao público, de terça a sábado, das 10h às 17h. O CRAB fica na Praça Tiradentes, nº 67 ao 71, centro do Rio de Janeiro. A exposição é realizada pelo Sebrae/SC e conta com o apoio Governo do Estado de Santa Catarina e Santur.

Posts Relacionados

Palestra na ExpoGestão vai ajudar executivos a comunicar com confiança

Sebrae/SC alerta a população sobre golpes virtuais aplicados sobre MEIs

Conheça histórias de sucesso de mães empreendedoras em Florianópolis

Obra no canal do Rio Águas Vermelhas pretende amenizar enchentes em Joinville

Oporto, em Porto Belo, é ponto de coleta de doações para vítimas das enchentes no RS

Projeto itinerante leva música para escolas da Grande Florianópolis

Declaração de Imposto de Renda pode apoiar projetos sociais em Santa Catarina

Empreende Brazil Conference reunirá grandes nomes de empresas líderes de mercado

Concessionárias Aegea em SC investem 250 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário

Diário da Cidade

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista