Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Artista plástico mineiro, radicado em Florianópolis, abre 1ª exposição na Capital

João Pedro Nemer apresenta, a partir de 15 de outubro, 18 obras na mostra Linha d’Água no MULTI Open Shopping

Impressões pigmentadas de desenhos feitos com bico de pena, tinta nanquim e água sobre papel de algodão integram a exposição Linha d’Água, do artista plástico mineiro, João Pedro Nemer, que abre às 19h do dia 15 de outubro no MULTI Open Shopping, em Florianópolis. A mostra gratuita é composta por 18 obras.

               “A exposição é majoritariamente inédita, apenas três trabalhos já foram expostos”, conta o artista que está morando em Florianópolis desde fevereiro de 2020.

               Nemer conta que os trabalhos apresentados ilustram o caminho que o artista está percorrendo e são resultado de três anos de trabalho.

“Linha d’Água é a continuidade de uma série de trabalhos cujo objeto central é uma unidade básica de desenho: a linha, que se aglomerada a outras, formam hachuras, largamente utilizadas por desenhistas”, compartilha o artista.

O artista comenta que desde o início, a intenção era dar a esta unidade tão comum, o papel de protagonista em uma série e, consequentemente, uma exposição. O artista diz que gosta da ideia de criar desdobramentos para extrair o que há de bom na simplicidade ou complexidade de elementos triviais, com a intenção de passar esse olhar a outras pessoas.

“Somado a isto, a exposição reflete um sentimento de fascínio pelo mar. A grandiosidade, o balanço e a singularidade dos momentos propiciados pelo constante movimento das ondas encantam, proporcionando momentos de fuga da realidade. O mesmo acontece com o processo de produção criativa”, ressalta.

A utilização do bico de pena, tinta nanquim e água fortalecem a relação com o mar e a opção por intercalar trabalhos figurativos e abstratos, têm a intenção, segundo o artista, de influenciar o público a abstrair as formas figurativas e a buscar suas próprias interpretações nas figuras abstratas.

A exposição pode ser visitada, gratuitamente, de segunda a sábado, das 10h às 22h e domingos das 12h às 20h, até 15 de novembro no boulevard do MULTI Open Shopping localizado na Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339, no Rio Tavares, em Florianópolis/SC.

Para Nemer, a oportunidade de realizar a primeira exposição em Florianópolis será ótima para a divulgação do seu trabalho.

“Tenho uma ótima expectativa em relação ao espaço disponibilizado pelo MULTI, que é uma área de grande fluxo, que atinge uma abrangente variedade de pessoas, além de ser um ambiente iluminado, arejado e de muito bom gosto”, completa.

Conheça mais do artista:

João Pedro Nemer é graduado em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG. Em seu percurso na academia teve experiências de intercâmbio na KABK – Royal Academy of Art, Holanda e na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Portugal. Artista multimídia, trabalha com desenho, pintura, animação, colagem, gravura, instalação e ação. Em 2019 fez sua primeira exposição individual, ‘Linhas de transposição’, na Galeria de Arte BDMG Cultural, em Belo Horizonte.

Dentre as exposições coletivas, destacam se: ‘A Deriva’ no Centro Cultural da UFMG (2012) – ‘Kalleb’ na KABK – Royal Academy of Arts, The Hague, Holanda (2013) – ‘Livro Violado’ na Faculdade de Educação da UFMG (2014) – ‘Entre Linhas’, no Parque Municipal de Belo Horizonte (2014) – ‘Refundações’, no SESC Ipiranga, São Paulo (2019).

Instagram: @jpnemer
Site: www.jpnemer.com

Posts Relacionados

Moda crochê: confira como explorar as peças de forma elegante e jovial

Diário da Cidade

Starbucks lança 5 sabores inéditos de Frappuccino® em edição limitada para comemorar seu 15º aniversário no Brasil

Diário da Cidade

Dia das Bruxas: dicas de decoração DIY para deixar o Halloween da sua casa mais assustador e divertido

Diário da Cidade

Pessoas trans podem ter câncer de mama?

Diário da Cidade

Programação de Natal em Balneário Camboriú começa em novembro

Projeto Conexões Urbanas oferece atividades de dança gratuitas

Iate Marine estará no São Paulo Boat Show 2021

Escola de Gastronomia Chef Gourmet está com matrículas abertas em Brusque

Ansiedade de final de ano?! Veja dicas para não brigar com o seu parceiro(a) na conciliação das festas de final de ano e recesso de trabalho

Diário da Cidade

Outubro rosa: castração é a melhor forma de prevenir câncer de mama nos pets

Diário da Cidade

SOUQ expande suas lojas físicas e chega ao Balneário Shopping

Mercadão dos Óculos inaugura unidade em Santo Antônio do Monte

Diário da Cidade

Temporada Gastronômica Costa Esmeralda recebe selo de Origem de Produtos de Santa Catarina

Diário da Cidade

Lojas e administração do Porto Belo Outlet Premium abrem 60 vagas fixas e temporárias de emprego

Hard Rock estreia brunch à la carte com preços a partir de R$ 9,90

Diário da Cidade

A magia do cinema segue inabalável no Itajaí Shopping

Diário da Cidade

Modelo ganha o mundo com OnlyFans

Até domingo (24) médicos têm entrada gratuita no Oceanic Aquarium, Classic Car Show em Balneário Camboriú e no Museu do Automóvel de Pomerode

Outubro Rosa: Procuradoria da Mulher e Rede Feminina promovem ‘Roda de Conversa’

Lollapalooza Brasil fecha assessoria de imprensa para edição de 2022 com a agência Trovoa Comunicação