Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Avaliações pelo tablet visam qualificar processo de aprendizagem

Avaliações pelo tablet visam qualificar processo de aprendizagem

Sistema criado pela Escola Barão começou a ser utilizado em fevereiro deste ano

 

O uso da tecnologia para fins pedagógicos é uma estratégia comum na Escola Barão há algum tempo. Agora, em 2018, uma novidade promete não só reforçar a presença de dispositivos em sala de aula, como também qualificar o processo de aprendizagem. Pioneiro no Estado, um sistema de avaliações pelo tablet foi criado e já está sendo colocado em prática, gerando uma série de melhorias para o ensino.

A gestora Pedagógica da Escola Barão, professora Laura Cristina Peixoto Chaves, explica que além de ser sustentável por diminuir o consumo de papel e qualificar a estética da prova com imagens em alta resolução, o sistema melhorou todo o processo avaliativo. “O tablet, é importante que se destaque, é um recurso. Ele, por si só, não qualifica a avaliação e o ensino. Por isso, várias ações foram desencadeadas simultaneamente”, afirma. As principais são a agilidade na correção das provas e o feedback imediato com dados concretos, possibilitando uma reestruturação dos planos de ensino e contribuindo para que o estudante se sinta responsável pelo seu processo de aprendizagem, reorganizando seus estudos.

O sistema é resultado de um trabalho em parceria com a Be Smart Brasil e vem ao encontro da missão e dos valores da Barão, tradicionalmente conhecida por ser uma escola inovadora. “A implantação desse sistema de avaliações surge como algo natural, já que sempre procuramos utilizar a tecnologia a favor do ensino. Essas ferramentas fazem parte do cotidiano dos nossos estudantes, o que estamos ofertando neste momento é uma vivência mais racional e efetiva da tecnologia”, reforça o diretor da Escola Barão Marcos da Silva.

Em fevereiro, estudantes da 3ª série já foram submetidos ao novo sistema, que será implantado gradualmente ao longo do ano. Incialmente, os tablets serão utilizados apenas nas avaliações finalizadoras das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências do Ensino Fundamental e Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Química, Física, Biologia, Inglês, Espanhol e Alemão do Ensino Médio.

Posts Relacionados

MEIs agora têm até agosto para se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista

Estrelas Costao premia top parceiros do Costao do Santinho Resort

A importância do sono para a aprendizagem infantil

Santa Catarina recebe curso de simulação realística sobre tecnologia não invasiva de monitoramento do risco de Hipertensão Intracraniana da brain4care

MPF/SC prestigia posse da primeira indígena na coordenação do DSEI interior sul

Queijo de Iraceminha está na lista dos melhores do mundo

Concessionárias Aegea em SC investem 250 mi em abastecimento e esgotamento sanitário

Alunos do SENAI se formam no curso de Costura Básica Industrial em Brusque

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro

Inscrições para campeonato global de robótica em Blumenau estão abertas; saiba como participar